Crescendo - Minhas Opiniões
28/02/2011
Sinopse (site da editora)
A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar. Se não fosse pelo interesse de Patch em Marcie, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da famÃlia que acaba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na maior parte do tempo, é impossÃvel não se sentir atraÃda. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que ele guarda um segredo. Atormentada por repetidas visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa se perguntar se haveria alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. Algumas verdades ficam melhor mortas e enterradas - do contrário, podem destruir tudo em que você acredita.
Minhas Opiniões:
Eu ainda estou um pouco revoltada com algumas questões de Crescendo, o que tem me feito pensar muito antes de escrever essa resenha. Deixa eu respirar fundo...
Enfim, quase 6 meses de espera (desde que eu li Sussurro) para chegar nisso.
Uma espera ainda mais difÃcil por Silence...
A narrativa de Becca é algo que realmente me encanta. O modo como ela conta a história cativa e prende.
A Nora me irritou muito durante o livro ao ter se transformado em uma garota extremamente cega de ciúmes, teimosa e orgulhosa. E pior, parecia ficar correndo atrás de perigo como se nada pudesse acontecer com ela, se sentindo a mulher maravilha (ok, foi péssima a comparação, sorry!) e fazendo eu me perguntar onde está a Nora que eu conheci?
Ou melhor, será que eu me enganei com ela?
Por outro lado, a Vee parece ter amadurecido um pouco. E o que eu mais gosto nela é o fato de ser alguém com quem se pode contar. Ela é aquele tipo de amiga que todo mundo deveria ter do lado, ajuda primeiro e pergunta depois.
Scott...
Em alguns momentos parecia apenas mais um bad boy sedutor, em outros parecia ser o vilão perigoso, depois parecia ser o pobre moço e começava tudo de novo... Gostei dele, no sentido que é um personagem que faz uma ligação enorme com a história e chega para dar aquele momento de "será que é isso mesmo?", assim como traz revelações importantes para a história.
Patch...
Aparece pouco, mas faz o livro valer a pena pelas suas aparições. Sim, eu sou Team Patch e não entendi algumas reclamações que vi sobre ele em minha timeline. Só uma me chamou a atenção e me fez lembrar dela em alguns momentos enquanto eu lia "se o Edward conseguiu engravidar a Bella, porque o Patch não pode sentir os beijos e carinhos da Nora"?
Marcie...
É... eu espero que ela apareça em Silence e me explique alguns pontos que me deixaram com dúvidas.
Eu acho que não será só eu, mas o que incomoda no livro é o fato da Nora ter virado uma insegura ciumenta e orgulhosa, ainda mais por não conseguir ser clara em suas decisões e ficar se repetindo o tempo inteiro. O "não quero mais" e o ficar correndo atrás me cansaram porque eu achei que ela deveria ter feito algumas perguntas diretas que ela deixou de fazer. E, como o livro só mostra a visão da Nora, não consegui entender de onde ela tirava algumas de suas conclusões.
Talvez eu tenha interpretado o livro muito racionalmente, ou estivesse muito exigente durante a leitura.
Eu gostei muito do livro. Admiro a Becca que mesmo me fazendo achar a Nora um porre não fez com que eu tivesse vontade de desistir do livro, pelo contrário, conseguiu me fazer ficar muito mais empolgada por Silence, principalmente pelo seu final...
A Maeva do Murphy's Library respondeu um comentário meu sobre Crescendo (aqui) dizendo "prepare-se pra morrer à espera de Silence. O final é cruel!" e eu assino em baixo, fazendo minhas as palavras dela.
Quotes
- Se você pudesse ver o meu passado só de tocar em minhas costas, você também teria dificuldades em resistir à tentação.
- Eu já tenho dificuldades em manter minhas mãos longe de você sem esse bonus extra.
(Nora e Patch, pág 22)
Estar com você nunca me pareceu errado. É a única escolha certa que eu fiz. Você é a minha única escolha correta.
(Patch, pág 160)
- O que é isso? - perguntei meio engasgada. - Querosene?
- Minha receita secreta. Se eu lhe dissesse o que é, teria de matá-la.
- Não é necessário. Tenho certeza de que se eu bebesse isso o resultado seria o mesmo.
(Nora e Scott, pág 172)
- Que tal se você me vendesse o mustang por trinta dólares? Posso até pagar a vista.
Ele riu, colocando os braços em volta do meu ombro.
- Estou bêbado, mas não tanto, Grey.
(Nora e Scott, pág 174)