Mortal Engines – Minhas Opiniões
14/06/2011
Sinopse
A história de Mortal Engines se passa em mundo pós-apocalíptico, onde cidades inteiras foram transformadas em veículos - as cidades tração, que exploram os recursos naturais e consomem umas as outras. Emergindo de seu esconderijo nas colonas, a grande cidade tracionada está caçando uma cidadezinha aterrorizada através das terras devastadas.
Em Mortal Engines, Londres é a principal Cidade tração e em breve irá se alimentar. Durante o ataque, Tom Natsworthy é atirado para fora da cidade em velocidade, juntamente com uma assassina com cicatrizes no rosto. Eles devem correr para salvar suas vidas através dos destroços, e encarar uma nova arma terrível que ameaça o futuro do mundo.
Minhas Opiniões
Quando fiquei sabendo do lançamento desse livro, fiquei super empolgada. Não tinha lido nada e nenhuma opinião além da sinopse e fiquei super intrigada em como seria esta história. Foi só um tempo depois que conheci o site da série, onde tem mais detalhes sobre as Crônicas das Cidades Famintas que é composta de quatro volumes e que vale muito a pena visitar.
Com uma história futurista (ou melhor, “retrofuturista” como está descrito no site), logo nos primeiros parágrafos percebemos que esta não é uma história comum com personagens comuns. Em Mortal Engines, Londres é personagem dessa história, e não como cenário. Sim, Londres nesse livro tem vida e se movimenta!
Estamos em um futuro pós apocalíptico onde as cidades são tracionadas. Elas andam e até comem outras cidades menores. E quando eu digo comem, eu digo literalmente. Nesse mundo temos Tom, um empregado de terceira classe, que se encontra com Hester na hora errada e no momento errado, fazendo com que todas as suas crenças sejam questionadas e de repente ele se vê em meio a uma aventura que nem em seus sonhos Tom imaginou ser possível.
Acredito que pelo fator “futurista” eu não me vi presa a história. Quer dizer, foi difícil me envolver com esse mundo pós apocalipse onde as cidades se movimentam e tem uma vida própria. Porém gostei da narrativa e do modo que Reeve conta os acontecimento e principalmente de como as outras personagens (as pessoas) foram criadas. O pano de fundo da história e seus cenários podem ter me deixado perdida em alguns momentos, mas os detalhes e nuances de personagens como Tom e Hester foram o que me prenderam e fizeram continuar a leitura.
Valentine e Katherine começam fracos e sem mostrar muito ao que vieram mas aos poucos vão crescendo (e aparecendo) na história. O mesmo acontece com Hester, mostrando-se a princípio como uma assassina fria mas que a cada página percebemos um novo angulo de sua personalidade e seus motivos me fizeram pensar que ela é apenas fruto das tragédias que lhe aconteceram.
Quanto a Tom? Bem… Sabe aquele menino que ninguém dá nada porque é apenas mais um em um milhão? Assim é ele. Por querer agradar seu ídolo, acaba ficando no meio de um caminho que não deveria e é jogado para fora da cidade. É na busca de voltar a Londres que ele descobre que acreditava em fatos que não eram verdade, que nem sempre as pessoas são aquilo que mostram ser e acaba mudando conforme vai entendendo isso.
Se você gosta de histórias futuristas, de uma visão diferente do que conhecemos e está aberto a imaginar nosso mundo de outra forma, este livro é para você.
Mas não se deixe levar somente pelo lado retrofuturista para decidir se vai ler ou não o livro. Faça como eu e dê uma chance… Acredito que Mortal Engines pode te surpreender!!!
5 comentários
Hummm Londres ... já ganhou um ponto ...
ResponderExcluirRetrofuturista ... outro ponto ... agora só falta "abrir meu coração(e meu bolso para comprar)" e começar a leitura hauhauhauaua
EU QUERO!!!!
ResponderExcluirja li muitos livros pós-apocalípticos, e adoro este tema, louca para ter este na minha estante por que ele parece ser diferente (cidades comem umas as outras) quero ler e ve se me empolgo com a leitura!!!!
Achei diferente.. Mas não faz meu tipo de leitura e de gosto...
ResponderExcluirHum, não gostei, não! =/ Dificilmente, darei uma chance rsrs
ResponderExcluir@BobbyDupeaGirl
Estou muito ausente dos comentarios… e reclamando que ninguem comenta nos meus blogs…
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha… mas acho que nao vou ler… futurístico… histórico… mas pra mim tem que ter romance… e parece que em Mortal Engines não tem…
Adoro vcs!
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.