Lentes Mágicas #43: A Troca
15/03/2012
Nesta quinta feira eu trago até vocês um filme sobre perseverança...
A TROCA
Original: Changelin
Pais: EUA
Direção: Clint EastWood
Elenco: Angelina Jolie, John Malkovich, Michael Kelly.
Ano:
Gênero: Drama/ Suspense
Sinopse:
"Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele."
Como é um filme baseado em fatos reais, eu quis trazer uma pesquisa sobre a história. Achei esta matéria no site MDig.
"O inquietante e magnífico filme "Changeling" (A troca), dirigido por Clint Eastwood, foi baseado num pavoroso fato real ocorrido na primeira década de 1920. Uma truculenta história do seqüestro e assassinato de 20 meninos, que expôs ao grande público a corrupção no Departamento de Polícia de Los Angeles e recebeu a atenção de toda a imprensa norte-americana da época. Entre os meninos desaparecidos encontrava-se Walter Collins. Quando Christine se negou a aceitar que aquela criança era seu filho, foi internada contra sua vontade no pavilhão psiquiátrico do Hospital Geral do Condado, sob o "Código 12" de internamento.O Código 12 era um termo utilizado pela polícia para prender, sem julgamento prévio, aquelas pessoas que resultavam difíceis ou inconvenientes. Só depois que o menino impostor admitiu a verdade, dez dias mais tarde, Christine foi posta em liberdade.
Em setembro de 1928, devido à declaração de outro garoto de 14 anos, Sanford Clark, que acusou seu tio, Gordon Northcott, de abusos sexuais e maus tratos, o departamento de polícia de Los Angeles visitou o Rancho Northcott em Wineville, no Condado de Riverside. Ali encontraram machados, ossos, cabelos e os dedos de três das vítimas enterrados em cal atrás do galinheiro. Daí o nome de "assassinatos do galinheiro de Wineville" como ficou conhecido o caso. Gordon Northcott, o cruel assassino dos meninos, foi levado à prisão de San Quintuin onde seria enforcado.
Através das fotografias de Northcott podemos ver as diferentes personalidades do maníaco . Às vezes aparece reflexivo, inclusive pedante. Em outros mostra uma imagem quase demoníaca. Dois anos após o terrível acontecimento os habitantes de Wineville mudaram o nome do povoado para "Mira Loma", já que o antigo ficou associado ao terrível assassinato dos 20 meninos desaparecidos.Gordon Northcott conseguiu fugir mas foi recapturado no Canadá. Julgado por seqüestro, abuso, torturas, assassinato e a desmembração de ao menos 3 menores, foi condenado a morrer na forca."
Instinto. Certeza. Perseverança.
Não desistir de algo que você acredita é provar que não só palavras, é conduta.
Uma história brutal, onde vemos a Angelina Jolie surpreendentemente magra, concisa, madura, bem longe da imagem que sempre temos da Femme Fatale que ela geralmente interpreta...
O filme é objetivo. Mostra a história real, sem floreios, quase documentário, e retrata muito bem alguns pontos dos anos 20. Podemos ver que a corrupção na polícia tem um histórico bem antigo e que nem sempre eles vencem. Sempre há quem ame o que faz e tenta acertar.
Pra quem já viu, é um ótimo filme pra se ver quando bate aquela preguiça, te faz levantar da cadeira e querer fazer mais.
Pra quem ainda não viu, é um ótimo filme pra acordar, ver a vida com mais esperança.
Espero que tenham gostado da dica de hoje.
Abraços e até quinta que vem!
4 comentários
Eu assisti esse filme, na época em que concorreu ao Oscar e adorei! Interpretação de Jolie está maravilhosa!
ResponderExcluirUAU!!!!
ResponderExcluirAdorei a indicação. Ainda não assisti o filme mas estou indo atrás dele o quanto antes.
Beijinhos
Eu tb já vi este filme e adorei! Vcs sempre arrasando nas indicações cinematrográficas e literárias! Amei! :-)
ResponderExcluirAmo a Angelina Jolie... Então não tem como não amar esse filme.
ResponderExcluirEla está perfeita!
Linda!!!!!
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.