Segunda em Preto & Branco #1
09/04/2012
Oi Pessoal…
Antes de mais nada, estou aqui para iniciar uma nova coluna no blog. Esta coluna chega sem muitas pretensões, mas abrindo espaço para falar um pouquinho mais do que a gente gosta e que fica de certo modo esquecido. Temos o hábito de achar que livro novo é livro lançado recentemente, e sei que a maioria pensa assim. Eu particularmente acho que livro novo é livro não lido e por isso pensamos nesta coluna.
Mas a coluna nĂŁo vai ficar somente na área dos livros… TambĂ©m nĂŁo vai ficar somente com um intuito de trazer uma resenha. AlĂ©m dos livros, tem muitos filmes por aĂ que vale a pena ser comentados, que fizeram histĂłria, marcaram uma Ă©poca e continuam emocionando atĂ© hoje. E este Ă© nosso objetivo aqui. Trazer de volta um pouquinho do Preto & Branco do passado, falar mais sobre o que mesmo estando lá atrás, ainda faz com que a gente se emocione e se encante.
Para dar inicio a essa nova coluna eu pensei em vários tĂtulos, mas nĂŁo poderia começar diferente do que com um clássico famoso do teatro. Como romântica incurável que sou e como aprendi a gostar de ler esse estilo de livro, pensei “porque nĂŁo trazer a maior histĂłria romântica de todos os tempos”? É por isso que resolvi começar com Shakespeare… E claro, com Romeu e Julieta.
Todo mundo conhece a histĂłria de Romeu e Julieta… Todos já ouviram falar, já leram ou assistiram uma de suas adaptações (seja no palco ou nos cinemas). A histĂłria Ă© mais do que famosa, entĂŁo falar dela em si nĂŁo seria nenhuma novidade. E o livro que tenho com o texto para teatro de Romeu e Julieta Ă© uma edição antiga, que está manchada, amarelada e ainda tem palavras fora do uso comum, pois a impressĂŁo Ă© de 1979… Eu nem tinha nascido ainda e quando ganhei o livro (junto com mais alguns da mesma coleção de livros de teatro) virou meu queridinho…
A coleção da Abril Cultural trás vários clássicos do teatro e mesmo não tendo toda a coleção, os volumes que ganhei me foram muito úteis na faculdade de Artes Cênicas. Shakespeare tem dois volumes na coleção, um de comédias/sonetos e um de tragédias com cinco histórias.
O mais difĂcil de se acostumar na leitura de textos de teatro Ă© que elas nĂŁo trazem a narração da histĂłria. SĂŁo as falas dos personagens, junto com as marcações de cena, cenário, quem entra em cena, quem sai… O primeiro que li foi muito estranho, mas os textos mais antigos acabam sendo mais fáceis de entender do que alguns mais novos (pois os novos trazem muito mais informação extra do que por exemplo Romeu e Julieta).
A maior história de amor de todos os tempos não é uma coisa original. Eu sempre fui apaixonada pela história de Romeu e Julieta, mas depois de um tempo, quanto mais eu lia e conforme fui descobrindo textos de teatro mais antigos, descobri que o esqueleto da famosa história de Shakespeare já tinha sido utilizado muito tempo antes. O próprio Shakespeare se inspirou em um conto italiano.
Mesmo assim, Ă© inegável o sucesso que a histĂłria fez e ainda faz nos dias de hoje. Muitos autores ainda utilizam a base de um amor proibido entre inimigos, isso quando nĂŁo usam a prĂłpria histĂłria de Romeu e Julieta como base, como os mais recentes “Julieta Imortal” e “Como Romeu e Julieta”.
A peça escrita entre 1591 e 1595 conta com infinitas adaptações no teatro, cinema, mĂşsica e literatura. E mesmo assim, parece que ainda tem “muito pano para manga”. As mais famosas sĂŁo as versões de George Cukor de 1936 que levou mais de um Oscar; a de Franco Zeffirelli de 1968 que gerou muita polĂŞmica na Ă©poca por mostrar os atores nus na cena da lua de mel (detalhe que Olivia Hussey tinha somente 16 anos na Ă©poca que deu vida a Julieta e isso foi o que mais gerou controvĂ©rsias) e a versĂŁo de Baz Luhrmann de 2006, que trouxe o romance para mais perto dos jovens ao colocar Leonardo DiCaprio e Claire Danes nos papeis principais.
E os fatos nĂŁo param por ai… Para nĂŁo deixar dĂşvidas que a histĂłria ainda pode render muito Verona Ă© a cidade mais prĂłspera do norte da Itália. A cidade atrai cada vez mais casais de namorados por ser conhecida como a “cidade de Romeu e Julieta”. AlĂ©m de possuir um patrimĂ´nio histĂłrico muito bem preservado, Verona ainda conta com um anfiteatro romano, um castelo da Idade MĂ©dia alĂ©m da Casa de Julieta. NĂŁo existem provas de que os Montechios ou Capuletos tenham morado nela (e se analisarmos as datas nem poderiam uma vez que a peça Ă© do sĂ©culo XVI e a casa começou a ser construĂda no sĂ©culo XVIII) ainda hoje atrai muitos turistas.
Se Romeu e Julieta existiram ou nĂŁo, no fundo nĂŁo Ă© importante. Para qualquer apaixonado, a histĂłria Ă© um arquĂ©tipo do amor ideal que muitas vezes está longe demais da realidade do cotidiano. E quem nĂŁo gostaria de viver um amor destemido e sem medidas (e se puder pedir um pouco mais, com um final feliz…) como o de Romeu e Julieta, mesmo que somente em sonho ou durante uma leitura, que atire a primeira pedra.
Fontes: Wikipédia // IMDB
8 comentários
DelĂcia de viver!!!! Mana, eu tenho uma versĂŁo um pouco mais nova... a capa do meu Ă© verde... E devorei ele muito antes da facul... mas depois do tio leo (lembra do profiii?) nunca mais peguei ele na mao... quem sabe agora, tendo ele ai no blog, eu me interesse de novo em ler?
ResponderExcluirE outra, romeO e juliet nĂŁo tinham esses nomes mas existiam, segundo um documentario da bbc... e que a histĂłria n foi escrita pelo Wil... enfim, uma loucura que virou referencia nos namoros... pra mim, sĂł mais uma histĂłria! E ponto!
Romeu e Julieta s2
ResponderExcluirTem como nĂŁo ser apaixonada por uma histĂłria de amor como a deles????
Adorei a novidade da coluna =)
Eu penso que qualquer um que ache Romeu e Julieta o esteriótipo do amor perfeito não bate muito bem... eu gosto da história, já li e assisti várias adaptações, mas não consigo entender como pode ser perfeito...
ResponderExcluirQuer dizer... Porque Romeu e Julieta nĂŁo pediram ajuda aos amigos? Fizeram tudo escondido e acabaram morrendo!!!!
Outra coisa... Dizem por ai e eu concordo que o amor deles só é eterno porque durou muito pouco tempo. E no fundo é verdade... Afinal, a coisa foi tão rápida que nem deu para ver os defeitos um do outro...
Enfim...
Sou romantica mas nĂŁo a ponto de querer morrer se nĂŁo tiver o ser amado.
Adorei a coluna... Esperando pelo prĂłximo post!!!
Sei que é um clássico, mas não curto muito a obra. Sei lá... Acho o fim tão trágico e sem noção... Mas adorei a nova coluna e o que ela visa proporcionar!!
ResponderExcluirEu sei que a histĂłria Ă© de grande sucesso e admiro isso, mas para mim Ă© somente mais uma histĂłria.
ResponderExcluirNa verdade, perdi o encanto com Romeu e Julieta. NĂŁo consigo mais ver romance neles...
Adorei a nova coluna, curiosa com o que mais vai aparecer por aqui =)
Nunca li romeu e julieta, mais ja vi muita coisa no cinema e televisão. Tudo que eu vi foi esteriótipo entao? ix, tenho q ler o classico entao né? Adorei essa coluna, muito legal.
ResponderExcluirBjks
Li apenas uma vez pra fazer um trabalho de lteratura. ate que eh uma historia bacana.
ResponderExcluirOlá, gostei muito do livro de Romeu e Julieta, li vários livros com esse tĂtulo, todos parecidos... Acho que quem gosta de livros românticos Ă© uma Ăłtima escolha!!
ResponderExcluirMais uma outra Ăłtima escolha seria o livro "A CARTUXA DE PARMA" <~~ escritor:Stendhal...
Gostei muito da coluna!!!
Beijinhos... >.<
Obrigada pela visita, dĂŞ sua opiniĂŁo, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.