Lentes Mágicas #50: Um ano!
03/05/2012
Bom dia Saelnautas cinéfilos!
Nesta quinta feira comemoramos um ano de Lentes Mágicas e neste post vocês encontrarão uma surpresa escolhida especialmente para amantes de livros e filmes como nós.
Não, o filme não é parte da surpresa. O filme que escolhi para hoje é especial porque ele tem a ver com o presentinho... mas não se anime muito com minhas opiniões sobre o filme não...
O ARTISTA
Original: The Artist
Lançamento: Fevereiro de 2011
Duração: 1h 40min
Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman
Gênero: Romance/Drama/Comédia
Nacionalidade: Franca
Sinopse: "Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão? "
Sabe quando você faz inúmeras expectativas sobre um filme que foi bastante aclamado pela crítica e foi indicado para todos os grandes festivais de premiação da sétima arte? Pois bem, essa sou eu. Deixando bem claro, sou eu!
Acompanhei todas as premiações das academias, associações, festivais e este filme estava lá.
Acreditei que meu julgamento sobre Dujardin estava errado e deveria dar uma chance ao trabalho dele. Acreditei também que o filme traria uma bela história, filmada aos moldes antigos, de forma surpreendente nos dias de hoje e que me arrebataria, assim como os amados 'E o Vento Levou' ou 'O Mágico de Oz'... ou até mesmo 'O Grande Ditador'!
Errada! Mil vezes. O filme é lindo, não vou tirar o mérito, mas não traz nada de novo.
Ok.
Se a proposta é fazer um filme usando os antigos moldes da indústria do cinema, faça, mas prime pela beleza do filme mudo, os músicos que tocavam ao vivo nas exibições, as facetas dos atores que diziam seus textos que eram suprimidos á uma frase... Não use uma fórmula de roteiro batida e sem sal! Nem sei como o roteiro pode ter sido chamado de original e concorrer ao Oscar!
Ok.
Fotografia impecável, realmente primorosa e bem constituída (assim como todo filme antigo mudo);
Trilha sonora soberba, me fez lembrar dos bons desenhos em preto e branco, e criou o clima perfeito para a história (mereceu ganhar o Golden Globe!)
Figurinos fidelíssimos a década retratada no filme (o que nem é tão difícil assim...)
O Dujardin? Não quero arranjar briga com ninguém, por isso não vou falar sobre ele...
A atriz Bérénice ficou magnífica e nada levou.
O que eu posso dizer de mais concreto: o filme é bom, mas não é a excelência que pintaram!
Como eu sempre digo, assistam. Cada qual com suas preferências. A mim, ele não cativou!
------------------------------------------------------------------------------------
Bom, bola pra frente! Temos um presente de um ano de Lentes Mágicas para nossos cinéfilos-bookaholics!
Vamos sortear um kit com 5 livretos, 20 marcadores diversos, um marcador Sobre Amores e Livros, um adesivo 'Eu Amo Ler' e o livro "Grandes Notícias" do 'Cine de Dedo'!
Para participar siga publicamente nosso blog e comente neste post dando sua opinião sobre o filme "O Artista"! Mas ó, sem papagaiada galerinha. Quero ver a sua opinião sobre o filme. Ah, e só vale um comentário por pessoa, viu? A promoção vai até dia 23/05 e o vencedor terá 48 horas para entrar em contato após a divulgação do resultado, que será no Lentes Mágicas #53.
Boa sorte e continuem acompanhando e comentando em nosso blog!
É sempre uma honra!
7 comentários
Meu Deus, vc não gostou do filme Gi? Que loucura! Eu amei, achei super injusto não ter ganhado nas categorias que concorreu ao oscar, mas nossa... vc me supreende, viu? Por isso que gosto do blog de vcs. Muitas promos e muita coisa pra nos fazer pensar.
ResponderExcluirVou participar da promo pq quero ver esse livrinho ali. Do que que é?
Bjks
Bom... Eu não sou fã do cinema mudo, achei tão desnecessário fazer um filme nesse formato que não entendi o porque de tantas indicações. Bom, nem tinha me empolgado com o filme, depois de suas opiniões, agora que não entra na lista mesmo!
ResponderExcluirMe diz uma coisa... esse livrinho aí é daqueles que quando passam as páginas contam uma história? Acho tão fofo *___* (sim, estranho gostar do livro assim e não dos filmes mudos, eu sei).
Bom, quem sabe a sorte sorri de novo para mim, não é?
Beijos,
Manu
Eu sou SUPER curiosa para assistir esse filme... mas sempre enrolo!!! Não sou fã número um da sétima arte... prefiro realmente um bom livro ^^
ResponderExcluirQuem sabe mais para frente ...
Bem, eu assisti esse filme! E não sou fã do cinema mudo, mas confesso que me surpreendi e gostei realmente do filme! Acho que o diretor conseguiu passar ao público o que se propos. Mas o filme não me emocionou! Achei ele bastante técnico... Por esse lado gostei... Excelente trilha sonora, fotografia e figurino acima de tudo...
ResponderExcluirEu tive o prazer de assistir ao filme!
ResponderExcluirConfesso que fui meio sem expectativas, mas adorei, pena que não te cativou.
Gostei muito da atuação do Dujardin, mereceu o mérito, sem dúvida e a fotografia é absurdamente linda! A trilha sonora também me agradou muito.
Eu entendo o seu questionamento, sem dúvida, mesmo tendo gostado do filme. Mas como vc disse, gosto é gosto, né? rs
bj
Eu acho a fotografia do filme linda. Só isso. De resto, nada mais que tenha me encantado o que acabou fazendo com que eu ficasse bem triste (tbm tinha ouvido muita coisa boa e as expectativas estavam mais que enormes).
ResponderExcluirEnfim... Gosto é gosto e o meu diz para não recomendar esse filme!!!
Eu adorei o filme. Achei ele tão mágico que me encantei muito.
ResponderExcluirMas pensando melhor, acho que ele é meio 8 ou 80 sabe? Ou gosta ou não gosta...
Eu gostei!
E parabéns pelo ano de Lentes Mágicas.
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.