Delírio de Lauren Oliver
01/06/2012
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga todos os cidadãos a serem curados quando completam dezoito anos. As pessoas também enfrentam outras duras imposições das autoridades, como toque de recolher, fiscalização sobre as artes e intensivo controle através de escutas telefônicas e agentes nas ruas, sempre atentos a qualquer atividade suspeita.
Lena Haloway acredita que todas essas regras são para o bem da população e aguarda ansiosamente o dia de sua intervenção. Essa é a coisa certa e esperada a se fazer. Mas tudo que ela conhecia e em que acreditava desmorona no momento em que Lena se apaixona por Alex. Faltando apenas noventa e cinco dias para sua intervenção, será que Lena ainda escolherá a cura?
Lena Haloway acredita que todas essas regras são para o bem da população e aguarda ansiosamente o dia de sua intervenção. Essa é a coisa certa e esperada a se fazer. Mas tudo que ela conhecia e em que acreditava desmorona no momento em que Lena se apaixona por Alex. Faltando apenas noventa e cinco dias para sua intervenção, será que Lena ainda escolherá a cura?
No futuro o AMOR, conhecido como Deliria Nervosa, é considerado uma doença grave afetando a mente, impedindo as pessoas de tomarem as melhores decisões, e em um estágio mais avançado levando-os a loucura total.
Lena está contando os minutos para completar 18 anos, faltam 95 dias para que sua vida mude completamente e ela não precise mais se preocupar com essa doença que vem acabando com sua família, sua mãe cometeu suicídio quando ela era pequena e sua irmã mais velha teve os primeiros sintomas da doença, mais foi curada. Ela confia muito no governo e sempre consulta seu exemplar do Shhh (Suma de Hábitos, Higiene e Harmonia) para não ser infectada.
Antes da intervenção médica para ser curado da Deliria todas as pessoas passam por uma avaliação médica onde serão entrevistados para que o sistema possa encaminhar cada um a um companheiro adequado, assim como uma faculdade e futuramente um emprego. Quando a vez de Lena chega algo terrível acontece; seu nervosismo é tanto que ela dá as respostas mais estranhas e erradas, o que a salva de ter uma nota baixa é a invasão dos Inválidos (pessoas que moram na selva e não foram curadas). No meio dessa confusão toda Lena percebe um menino observando-a.
Enquanto aguarda uma nova data para avaliação Lena aproveita ao máximo os últimos dias de diversão correndo pelas ruas e praias com sua amiga Hana, que começa a questionar se a intervenção é a melhor coisa a ser feita.
"É isso que Hana não entende, nunca entendeu. Para alguns de nós, não se trata só do deliria. Alguns de nós, os mais sortudos, terão a chance de renascer: mais novos, mais frescos, melhores. Curados, inteiros, perfeitos novamente (...) É tudo isso o que quero (...)" pág. 93
Em uma dessas corridas elas vão parar na entrada dos fundos do laboratório onde acontecem as avaliações, lá encontram Alex, um dos seguranças, e Lena percebe na hora que ele é no menino que estava no dia da confusão observando-a.
Aos poucos Hana começa apresentar a sua amiga segredos sobre os Inválidos e seus simpatizantes... Alex também tem muita coisa para lhe mostrar assim Lena começa a sentir que não pode mais confiar tanto no governo e que algo está errado com a história de sua mãe.
"E Deus criou todo o universo a partir de um átomo do tamanho de um pensamento. (...) Meu mundo explodiu também por causa de uma palavra. Uma palavra que subiu pela minha garganta e escapou de meus lábios antes que eu pudesse pensar ou contê-la.(...) E a palavra foi: SIM." pág. 119
Na primeira parte de Delírio tudo acontece de forma bem lenta. Lauren tem uma narrativa bem detalhada de todas as personagens e do lugar, fazendo com que a leitura na parte segunda parte ocorra bem rápido pois o leitor já está habituado ao contexto.
O final deixa milhares perguntas no ar, a sequência que será lançada com o nome de Pandemônio tem tudo para tirar mais ainda nosso folego!
Invadindo a postagem da Nathy...
Todos os comentários da resenha irão concorrer a um kit do livro (contendo um bloquinho personalizado, um botton e marcadores da Intrínseca).
É só seguir o blog e comentar (coerentemente) neste post.
Válido para comentários realizados até dia 20/06. O resultado será postado aqui no blog e o vencedor terá 48 horas para entrar em contato.
Boa Sorte a todos!!!!
18 comentários
Ainda não li Delírio mas sempre ouvi muitos elogios e muitas pessoas favoritando o livro.O amor é uma doença e tem cura... Ah Gostei bastante da sua resenha,está Otima.
ResponderExcluirQuero muito ganhar esse kit *--*
Ele já está na minha lista.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Que legal esse livro! Tinha o visto somente nas livrarias, mas essa é a primeira vez que leio algo a respeito. Gostei muito da sua resenha, e quero muito ler essa série, pois o enredo parece ser muito legal e a capa ficou bonita.
ResponderExcluirAbraços
Caique Fortunato
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/
Ainda não li o livro,mas de tanto que ele é falado eu tô super,mega curiosa pra ler,ele já ta na minha listinha ><
ResponderExcluirTema distópico que ta bem na moda agora,e eu adoro!
Não li esse livro ainda, na verdade vi vários sorteios dele no twitter, e só li a sinopse agora. Achei tão parecido com Feios! Mas por ter gostado de Feios acho que leria sim.
ResponderExcluirEsse livro não está na minha lista, pelo menos por enquanto... A capa dele não me atrai muito e livros distópicos não fazem muito o meu estilo apesar de ter amado Estilhaça-me! Gostei da resenha, mas ainda vou me permancer relutante quanto a ler tal livro.
ResponderExcluirTd vez que vejo uma resenha sobre esse livro eu me pergunto o que a autora chama de amor, pq o perigoso é a paixão que move montanhas e arrisca tudo...o amor já pleno, calmo e não oferece riscos, ao contrário é solução!
ResponderExcluirMiquilis: Bruna Costenaro
Esse eu já tenho na minha estante, só falta mesmo é tempo para lê-lo. De toda essa 'enxurrada' de distópicos, Delírio foi um dos poucos que chamaram minha atenção... espero que corresponda às minhas expectativas.
ResponderExcluir@BobbyDupeaGirl
Não tenho e quero! Quero sempre todos s livros que eu puder.. amo amo amo amo vemnimim kit!
ResponderExcluirQue beleza, né
Bjokas
@KactusRosa
Eu não tenho e com certeza lerei esse livro, a história é contagiante cara! tudo de bom \o
ResponderExcluirkarolyne_26@hotmail.com
Estou doida para ler esse livro desde quando anunciaram lançamento aqui no Brasil. Se a Lauren caprichou que nem em Antes Que Eu Vá, o livro é sensacional então. Sua narrativa é de apaixonar.
ResponderExcluirAdorei a escolha do primeiro quote.
Beijos,
Mars.
@letrasdecha
Ual! Com certeza a sua resenha me deixou super curiosa para ler o livro.
ResponderExcluirA única coisa que me deixou meio receosa foi que você disse que o livro é bem descritivo e apesar de saber que isto é necessário, não me agrada muito.
Espero poder ler logo este livro e poder voltar aqui pra contar o que eu achei.
Um beijo ;*
Juliana . Oliveira
http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/
Super empolgada para ler esse livro embora tenha medo de me decepcionar. Mesmo tendo lido algumas resenhas super positivas e outras nem tanto.
ResponderExcluirAmei Antes que vc se vá e acho que vou gostar desse também.
E o kit? Que lindo *---*
#EuQuero
Beijinhos
Manu
Eu já li uma série de resenhas elogiosas sobre esse livro, o único ponto negativo para mim é o fato de ser uma série e eu acho muito chato ler um livro e depois ter que esperar séculos pela continuação. A propósito, eu não gostaria de viver em uma sociedade em que o amor fosse considerado uma doença que devesse ser curada
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas tenho muita vontade.
ResponderExcluirGostei muito da capa e da sinopse dele.
Tenho curiosidade de ler esse livro pelo fato de uma sociedade descobrir a cura para o amor e implantar isso nos cidadões.
Espero que mesmo você tendo colocado na resenha que na primeira parte a história é um pouco lenta e na segunda já passa um pouco mais rápido não atrapalhe a leitura.
Bjins.
Achei a história do livro bem interessante, vou dar uma olhada pela cidade, ou pela net, agora fiquei curiosa para saber mais sobre o livro rs.
ResponderExcluirDepois desta resenha estou super curiosa para ler o livro. Adoro ler e adoraria um novo livro na minha estante...rsrsrsrsr
ResponderExcluirBjuxxxxx...
@ludi_milla
lud_mila06@hotmail.com
Senti um pouco da série Feios não ???? Não sou muito fã desse gênero distópico, mas obrigada pela dica.
ResponderExcluirObrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.