Lentes Mágicas #60: Homenagem
27/09/2012
Olá cinéfilos!
Ironicamente, numa dessas coincidências loucas que acontecem em nossas vidas, hoje seria o 60° aniversário da minha mãe. Pra homenagear esta mulher apaixonada, escolhi falar de um filme antigo, especial para ela e agora, especial para mim... Uma flor que minha mãe cultivava, um idioma que ela falava, um livro que ela gostou e um filme que ela viu centenas de vezes... Cheio de significados para mim:
Ano: 1986
Origem: França, Alemanha, Itália
Elenco: Sean Connery, Christian Slater, F. Murray Abraham e Valentina Vargas
Diretor: Jean-Jacques AnnaudGênero: Drama, Policial, Thriller, Suspense
Duração: 130min
Sinopse: "Na última semana de novembro de 1327, num mosteiro na Itália medieval, a morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias e noites é o motor responsável pelo desenvolvimento da acção. Um monge franciscano é chamado para solucionar o mistério e cai nas malhas de uma trama diabólica.
Na forma de uma crítica, as violências sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento dos valores pela demagogia, constroem uma reconstituição livre dos fatos históricos da época aos olhos do espectador."
Este filme alemão é baseado em um romance de origem italiana escrito por Umberto Eco. Conheci através da minha mãe em 1989, mas ela já conhecia a muitos anos... Já se pode ver direitinho de onde vem meu gosto esquisito literário e cinematográfico, não é?
Uma historia que se passa em monastério beneditino italiano em meados do século XIV, 1327 pra ser mais exata. Lá, existia o maior acervo cristão do mundo na época e um monge franciscano renascentista foi chamado para desvendar o mistério sobre as mortes dos monges. Ao aceitar a missão ele se depara com acontecimentos 'estranhos' e se vê diante de um problema maior... um segredo que só conhece quem vê o filme porque eu não faço spoiler!
As sempre presentes dúvidas sobre as religiões e misticismos em filmes deste cunho. Discussão sobre pecados, sobre os dogmas, caráter, política e o humano...
Um filme incrível que vale a pena ser visto e fazer um comparativo com os filmes atuais sobre o assunto.
Esperam que tenham gostado da dica de hoje.
Abraços
8 comentários
Ai Gisele...
ResponderExcluirEu odiei esse filme... me dá até calafrios... não sei se por ter assistido com 13/14 anos, foi tema de uma aula de religião, mas eu passei longe de gostar... eis que nem vi ele completo, e sempre que escuto sobre ele eu "fujo".
Agora em termos de cenografia ele é perfeito... e a biblioteca. Uau!!!
É Danielle, ele pega fundo em questões que se aprende na catequese cristã... mas assim, agora depois de adulta, tem que tentar ver de novo, com um novo olhar, sem a parte pragmática! Quem sabe vc passa a admirar?
ResponderExcluirAinda não assisti a este filme. Mas depois da dica o colocarei na fila.
ResponderExcluirsoniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br
Eu já li o livro e vi o filme. Gosto bastante e as atuações no filme são excelentes. É uma homenagem belíssima para sua mãe.
ResponderExcluirEu já assisti o filme e super recomendo tambem. Já o livro foi um dos poucos que não consegui terminar a leitura, já tentei duas vezes.
ResponderExcluir@luci_eleoteria
Lembrar,homenagear quem amamos é lindo..
ResponderExcluirEsse é um livro/filme que chama minha atenção mas que ainda não li.O enredo é ainda melhor que pensei,quero ler antes de ver.
Valeu mesmo meninas!
ResponderExcluirEU VI ESSE FILME NA ESCOLA!!! E na Tv... É bem doido. Até gostei dele, ainda mais na parte que envolvia os livros e aquele negócio do veneno nas folhas, porque conhecimento era limitado e etc e tal. Quem viu sabe. Até que é bem legal esse filme. Vale a pena!
ResponderExcluirObrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.