O Futuro de Nós Dois – Galera Record
29/05/2013
É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
Recebi o livro de surpresa da Galera. Não estava esperando e fiquei feliz ao chegar em casa e ter um pacote me esperando (ainda mais com o kit fofo que veio junto *-*), muito obrigada Galera pelo presente. Outra coisa legal de mencionar aqui é a playlist do livro que me trouxe muitas lembranças boas!
A premissa de O Futuro de Nós Dois é encantadora e bastou poucas palavras para me seduzir. Pensar em ver o futuro com algo que é parte diária de nossos dias? Ótima ideia! E quando comecei a leitura meu primeiro pensamento foi ‘que incrível ler um livro que fala do futuro mas que me faz voltar ao meu passado’. Olhar para trás e lembrar como o celular e o Facebook entraram no meu caminho (e que em 1996 eu nem fazia ideia que um dia não sairia de casa sem o celular no bolso) foi um muito divertido.
“Mesmo que eu tente fazer tudo certo, o efeito de reverberação é inevitável. Tudo mudou no momento em que Emma descobriu o Facebook."
Em 1996 eu era mais nova que os protagonistas e estava na 6ª série. Computador em casa era artigo de luxo (eu ficava encantada quando ia na casa de uma prima porque ela tinha um e as vezes a gente podia usar) e pelo que eu me lembro foi só bem mais tarde que conheci a internet. Lembrar dessa época fez com que eu gostasse muito da história e me faz achar que os leitores mais novos – os que começaram a ler em um computador – não terão a mesma impressão. O que me fez adorar o livro foi, sem dúvida, o ar de nostalgia que senti durante a leitura.
Eu não vou contar o que acontece na história, a sinopse acima (que está na contra-capa do livro) foi o que li antes de iniciar a leitura. Mas um ponto eu preciso citar. Tudo acontece em menos de uma semana. O livro começa em um domingo e termina na sexta, e os capítulos são divididos pelo ponto de vista de Emma e Josh. Quando comecei a ler, adorei a ideia de saber o ponto de vista de cada um dos dois durante a leitura. O problema foi que a narrativa ficou um pouco longa demais em suas 381 páginas. Em alguns momentos ler a mesma coisa se tornou um tanto cansativo e chegou bem perto de ficar chato.
"É uma coisa muito forte pensar que o Facebook não se limita a Josh e Eu. Talvez eu possa achar qualquer pessoa e ver como vai ser o futuro dela"
Não sei exatamente o que pensar sobre a Emma. É que eu gostei muito mais dela durante a narrativa de Josh do que quando ela era a narradora. Talvez isso se deva ao fato de ter me encantado com Josh, que é um fofo. Mesmo assim, não fica claro porque Josh é tão apaixonado por Emma e o final... Enfim… No fundo, senti que faltou aprofundamento nas personagens, que acabaram ficando rasas demais. Afinal, podendo ver o futuro e sabendo que uma simples alteração tem o poder de mudar tudo, quem iria somente se preocupar com quem vai ou não se casar? Foi uma pena ver que uma ideia super-hiper-mega-fantástica não foi tão aproveitada quanto poderia e se perdeu pelo caminho.
O livro tem seus momentos divertidos e a leitura flui com facilidade. Sim, ele tem suas falhas e eu gostaria de ter encontrado algumas coisas diferentes enquanto eu lia, mas quem disse que isso o torna ruim? Acredito que o ar de nostalgia que senti durante a leitura me fez analisar O Futuro de Nós Dois com outros olhos e curtir muito a leitura.
17 comentários
Ei Lica, tudo bem? A sinopse do livro também me chama muito a atenção. Gosto desses livros meio saudosistas, sabe? Pq realmente as coisas nessa época eram exatamente desse jeito. Eu só fui ter um computador quando eu tinha 10 anos, ou seja, em 2000. E era naquele nível, aquele troço gigante e internet discada que ninguem podia usar o telefone. Mas assim, já vi umas duas resenhas desse livro e ambas foram negativas. Já a sua resenha me motivou um pouquinho mais ^^
ResponderExcluirbeijos
Kel
porumaboaleitura.blogspot.com.br
É interessante essa coisa de falar do futuro e acabarmos relembrando o passado. Me lembro que só tive acesso à Internet mais ou menos em 2002, e mesmo assim era aquela discada, que demorava séculos pra abrir algo. Rsrsrs
ResponderExcluirUma pena que a ideia não foi explorada por completo, mas pelo menos o livro continuou bom. Fiquei com vontade de ler.
@_Dom_Dom
Oi Lica, eu gostei muito da capa. A ideia foi bem legal, né? facebook edição de amanhã. Ver anos à frente deve ter sido bem surreal para Emma e Josh. Ao mesmo tempo gostei dos autores terem voltado no tempo e usado uma tecnologia que encantou a muitos pela inovação. Em 96, eu ainda nem sonhava em ter um por conta do preço. XD
ResponderExcluirMas creio que isso não deva ajudar a quem tem costume com os pcs e notebooks. Mas o importante é manter a mente aberta e curtir.
Não dá para ser perfeito, né? Ao menos serve como uma boa distração.
Oi Lica
ResponderExcluiracabei de postar no Livros Minha terapia a mesma resenha...rs Eu adorei esse livro, mas eu sinceramente acho que quem é acima de 28 anos vai gostar mais por motivos óbvios : por ter vivido o que era a vida sem essas ferramentas
Gostei mais do Josh que da Emma tb
beijos imensos
Ai eu quero! E como! Adorei essa história, é muito legal. Só o clima dela, essa coisa do ano de 1996, já me chamou atenção de cara. Dá um jeitinho antigo sem ser antigo demais e gosto disso. Parece ser bem gostoso de ler. Apesar dos pontos negativos, ainda acho que vale a pena.
ResponderExcluirOlá , seu blog é muito bom,
ResponderExcluire desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é:
António Batalha, e quero deixar-lhe um convite,
se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no
blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante.
Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.
Deixo-lhe a minha bênção.
Amei a ideia desse livro, acho que quando eu ler é possível que eu não tenha a mesma impressão que você teve, porque eu nasci em 1996, e já fui introduzida ao mundo tecnológico quando ele estava bem no auge, mas a premissa do livro é incrível, e eu quero muito muito ler!
ResponderExcluirAcho que a grande maioria que ler este livro vai acabar fazendo uma viagem ao passado relembrando seus primeiros contatos com a net..rsrs
ResponderExcluirAntes algo tão difícil e hoje uma coisa tão normal quase como ter água e luz em casa!
Achei interessante toda história do livro se passar em uma semana!!!
Em 96 tinha dois aninhos então acho que sou o tipo de pessoa que não vai ter essa nostalgia como você. Agora adorei a ideia proposta assim como a playlist - que deve deixar o livro muito mais interessante :)
ResponderExcluirEsse livro tá agradando, só li comentários positivos até o momento.
ResponderExcluirTalvez o leia um dia...
quero muito ler *----*
ResponderExcluirJá li várias resenhas positivas desse livro e ele parece ser muito bom!! Tenho interesse em lê-lo!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas achei a história super bacana!
Imagine só, em 1996 não tínhamos essa tecnologia que temos hoje! e o acesso a internet tão fácil!
Achei bem legal que os personagens puderam ver o futuro e saber como eles seriam dali a 15 anos, e descobrir pelo facebook! que é uma rede social que usamos tanto nos dias de hoje! É uma pena que a história não foi bem aproveitada e os personagens pouco aprofundados, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler a história!
Bejos!
Ah!! Eu to muito curiosa pra ler este livro. Imagina vc ver uma rede social á vários anos a frete?! Nossa que loucura!!! E hj o mundo todo é do facebook. Muito bom!! Já esta na minha lista.
ResponderExcluirBjokas
Olá! Eu estou namorando esse livro a um tempo já, to doidinha pra ler hehe
ResponderExcluirEm 1996 eu tinha 6 anos e a única coisa que eu fazia no computador era jogar Mortal Kombat com meu pai hauahuahau
Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ter o livro em mãos!
Beijos
Eu nessa época do livro achava que computador era uma grande besteira e hoje nem consigo viver sem, ainda lembro desse tipo de computador e celular que só os vizinhos tinham.
ResponderExcluirGostei muito dessa história, quem não queria mudar o passado se pudesse ou o futuro no caso dela, vou gostar muito dessa leitura.
Gosto dessa coisa de tempo passado e futuro, da noção q não tínhamos do que viria. E essa possibilidade, da história, de saber o q vem pela frente... Instigante!
ResponderExcluirQuero ler, sim.
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.