Amigas Para Sempre - Kristin Hannah
30/05/2014
Olá galera do Sael!
Hoje escrevo sobre mais um livro lindíssimo da Kristin, desta vez em parceria com a Editora Arqueiro. Espero que todos tenham tudo bem resolvido com seus melhores amigos...
Resenha: "Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar."
Este livro foi tão marcante para mim que eu marquei mais de vinte passagens nele. Posso afirmar que esta é a primeira vez que isso me acontece.
Pense na sua melhor amiga. No seu melhor amigo. Pensou? Agora imagine tudo que vocês já passaram juntos, todas as discussões, todas as dificuldades, todos os segredos, todas as concessões que essa amizade já lhe fez se permitir. Imaginou? E se algo que já se passou a tempos batesse na porta de vocês agora. Algo que ficou guardado com você todo este tempo, que você tentou esconder de si mesmo, algo com o qual não pudesse lidar porque dói. E se isso que você guarda fosse a coisa mais dificil em seu coração, a coisa mais dificil de admitir que passou (depois de tudo) com seu melhor amigo ou sua melhor amiga. Analisou isso tudo? E se eu ainda te perguntasse qual a única coisa que você não toleraria que seu amigo (a) fizesse? Ou o que você consideraria uma traição? Agora coloque toda essa dor, toda essa cumplicidade, toda sua amizade, todos esses impasses e duvidas num livro. É este!
"Um amigo podia se transformar um estranho com a mesma rapidez."
Nem preciso dizer que ele mexeu bastante comigo. É intenso, é provocativo, é cheio de emoções. Há tanto da vida em amizade em comum conosco que o riso e o choro são inevitáveis! É claro que a gente não passa exatamente o que Kate e Tule passam, mas as entrelinhas estão repletas de sentimentos que falam com a gente que parece impossível não ter empatia com a estória delas. Devo dizer que isso deve ocorrer com mais força com pessoas que sofreram (ou ainda sofrem) com bullying.
"Ela guardou aquelas palavras no bolso. Eram como pedras que os gregos antigos esfregavam para aliviar as preocupações. De vez em quando, enquanto se arrumava para ir a escola, ela as tocava, revirando-as nos dedos."
Acredito que a coisa mais forte que possamos notar na amizade é a vontade de falar sobre tudo. De saber que as pessoas fossem capazes de ouvir de tudo quando são nossas amigas. No livro fica bem evidente que a gente prefere muito mais guardar algo do que perder aquela pessoa...
"Ás vezes, ser uma boa amiga é não dizer nada."
"Como ela poderia dizer á melhor amiga que não compartilhava mais do sonho dela?"
"Ela desejou ter coragem de responder, de dizer como se sentia, mas algumas coisas era melhor que permanecessem no silêncio."
Isso se repete muitas e muitas vezes, e parando para pensar na gente, como fazemos isso também, não é?
Além do mais, não vou colocar todas as minhas marcações senão vai tirar de vocês todo o gostinho de descobrir a estória durante a leitura.
Bom, no final a autora sabe como emocionar e de como nos surpreender. Não é o primeiro livro que eu leio dela (veja a resenha aqui) em que ela faz isso. Já falei da outra vez e repito, a escrita é impecável, a trama é sensacionalmente simples e nos leva a devorar o livro em pouco tempo. Adoro trabalho da Kristin! Ela realmente sabe como escrever sobre relacionamentos, dos mais diversos tipos.
Deixe-se levar pelas idas e vindas na busca da felicidade ao lado de um amigo e aproveite o livro. Você não vai se arrepender e vai rever alguns conceitos... e então conversamos se sua amizade é daquelas que fere ou daquelas que salva!
Abraços a todos.