Entre Ossos e a Escrita - Maitê Proença
12/01/2015
Uma atriz está sempre interpretando o texto de alguém. Ri, chora, ama, trai, perdoa... Vive intensamente emoções que não são exatamente suas. Maitê Proença, uma das atrizes mais constantes do cinema, teatro e TV, resolveu ir além e passou a exercitar sua própria visão do mundo numa coluna na revista Época. Nesta espécie de reflexão diante de si mesma e do cotidiano, mostrou que seu talento transborda os palcos e estúdios. 'Entre ossos e a escrita' reúne as melhores crônicas da atriz publicadas ao longo de 2003 e 2004, algumas delas melhoradas e outras ainda inéditas.
Gosto da Maitê. Gosto dela de verdade, não só como atriz, mas gosto da voz dela também. Gosto das causas que ela defende, gosto das entrevistas que ela dá. Em novembro, ela esteve no programa do Jô, falando do novo livro dela, e olha que ela tem vários publicados. Não conhecia essa faceta dela, até que, por acaso, o livro "Entre ossos e a escrita" caiu na minha mão, estava na pilha de doação de uma amiga muito querida minha.
Tratava-se da primeira edição, publicada pela Ediouro, em 2004. Fiquei apaixonada logo na primeira crônica! É um compilado de alguns dos melhores textos da autora, onde ela trata diversos temas, gerando polêmica e tentando quebrar alguns dogmas. Acima de tudo, um livro que faz pensar. Não deu outra: me apaixonei ainda mais pelo que ela representa. Gostei de tudo no livro, nada a reclamar mesmo. Passei a admirar a Maitê escritora.
Provou pra mim que não é apenas um rosto bonito na TV, e além disso, me mostrou como envelhecer faz parte do processo, e como esse processo pode ser doloroso também. E eu que nem sabia que ela escrevia crônicas na revista Época, gente! As crônicas delas me trouxeram para um mundo real, ela abriu meus olhos pra algumas questões dos padrões de estética que eu nunca havia pensado. Sinceramente, ela me surpreendeu.
Acho interessante comentar aqui também sobre o ponto de vista dela sobre o texto. O ator sempre está em cena com o texto dos outros, mas, o que acontece quando ele é autor da própria cena? Profundo isso né? Também achei! Recomendo a leitura! Uma nova edição foi lançada em 2007, pela editora Agir. Se vocês tiverem a oportunidade de ler, leiam, garanto que isso irá mexer com os pensamentos de cada um.
Abraços!
24 comentários
Confesso que fiquei de cara. Não sabia que ela escrevia, tô super desinformada. ): Mas de fato, a Maitê é uma mulher super inteligente, além de ótima atriz. Gostei muito do quote que escolheu. É sempre muito bom incentivar as pessoas a se amarem do jeito que são.
ResponderExcluirOlá! Tudo bem?
ResponderExcluirEu conhecia os livros da atriz, mas não tinha a menor vontade de ler até agora rsrs, para mim os livros eram biografias o que não me interessava até um certo tempo... Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia!
Beijinhoss
T.P
4 You Books
Ela é realmente uma boa atriz. Eu que não assisto televisão, já vi muito trabalho dela. Acho que realmente surpreende mesmo. Pois a gente nunca espera nada tão bom assim de atores. O título é bem bonito. É uma biografia? Ou sei lá. Se não for, nem faria sentido colocar a própria foto. Mas enfim. Não tive curiosidade. Mas algum dia, talvez me pegue lendo e lembre deste post.
ResponderExcluirAbraços Fabi,
ThayQ.
O livro parece ser bom, mas eu não gosto de livros do gênero, ela é uma ótima atriz, mas mesmo assim eu não leria o livro dela.
ResponderExcluirBeijos *-*
Vou te falar que o livro perece ser bom mesmo, embora eu não seja muita chegado a decorar nome de celebridades e so me lembro dessa mulher pois uma vez vi um episodio de novela que ela fez, acho que daria sim uma chance para esse livro. Preciso ler novos gêneros e esse parar e um bom começo.
ResponderExcluirOi Fabi. Não conhecia esse livro e também não sabia que a Maitê escrevia. Que legal. Adoro livros de crônicas, já está anotada a sua indicação. Obrigada pela resenha maravilhosa. Bjoks da Gica.
ResponderExcluirumaleitoraaquariana.blogspot.com
Gente, chocada! Acho ela uma ótima atriz, nem imaginava que ela escrevia. E parece ser muito bom mesmo, mas não é o tipo de livro que eu goste sabe, to até em dúvida agora rs
ResponderExcluirAdorei o quote mas eu não gosto dela e apesar de parecer ser interessante eu não tenho vontade de ler o livro.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirNão sabia que a Maitê escrevia... Não sei se compraria o livro, mas fiquei curiosa sobre esse lado da atriz.
Bjs
As surpresas vem de onde menos se espera. Sabia que a Maitê Proença era escritora. E não apenas de contos, crônicas, mas de peças teatrais também. Esse livro eu não conhecia, mas fiquei bem curioso pra ler. Se tiver oportunidade, vou ler em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Sempre gostei de contos.Mas não li ainda nenhum da atriz/autora.
ResponderExcluirSe surgir uma oportunidade vou ler. Mas sinceramente não é uma prioridade.
Ops!
ExcluirSempre gostei de crônicas. :)
Tenho lido muitos livros escritos por atores, tenho me surpreendido pra caramba, pra falar a verdade, um dos melhores infantos/fantasia que li ano passado, era o do Chris (Kurt do Glee), que a Benvirá publicou ano passado. Se tu curte o gênero, super recomendo. Da Maitê, confesso que ainda não tive a oportunidade de ler. Mas vai entrar pra minha longa de lista. hahaha
ResponderExcluirBeijo
Amy - Macchiato
Gente, eu não sabia que a Maitê escrevia! Super me interessei, ainda mais com você dizendo que o livro é realmente muito bom!
ResponderExcluirSó a capa não me atraiu muito, eu não gosto de pessoas na capa rs (quantas vezes eu já falei isso mesmo? hue).
Beijo.
Choque Literário
Uma das atrizes mais bonitas da televisão. Também não conhecia o livro dela. Vai ser interessante conhecer este talento dela.
ResponderExcluirBjs, Rose
Não conhecia o livro, mas sabia que ela escrevia. A capa não me atraiu e livros desse gênero nunca me agradaram. Embora eu goste dela como atriz, acho que não é do tipo de leitura que me agrada.
ResponderExcluirBeijos.
Também não conhecia esse lado da atriz.
ResponderExcluirFiquei curiosa para conhecer.
Com certeza, é muito profunda essa reflexão dela, sobre "ser outras pessoas" enquanto atriz.
Acho que escrever deve ser uma forma dela se libertar.
Beijos!!
Eu não sou muito fã da Maitê. Andei vendo umas entrevistas dela e meio que peguei implicância com algumas coisas que ela disse.
ResponderExcluirNão conhecia o lado dela escritora, mas de repente esse seja o melhor lado dela. Vou anotar aqui para ver se leio algo dela.
De repente mudo de ideia :)
Apesar de gostar da Maitê, não gosto de livros desse gênero. Mas, minha mãe tem verdadeira adoração por essa atriz, que esse pode ser um ótimo presente pra ela. Até para incentivar que ela leia mais. Pode ser que depois dela ler, eu me anime a ler também!kkkk Acho difícil!
ResponderExcluirAcho a Maitê linda, divertida e ótima atriz, já Vi ela algumas vezes no programa do Jô, por isso sabia que ela escrevia, só não imaginava que o livro dela era tão bom. Fiquei super curiosa e vou procurar pra ler.
ResponderExcluirNão sou lá uma fã, mas já vi ela defendendo algumas causas importantes e sei o quão boa atriz ela é. Não tenho uma empolgação grande pra ler os livros dela, já que não fazem muito meu estilo, mas eu leria numa boa, acho que é uma experiencia muito boa, um enorme ganho de conhecimento intelectual.
ResponderExcluirNão sou muito fã de cronicas de artistas, não sei o que é realmente mas não me vejo lendo nada disso, então deixo para os que apreciam...
ResponderExcluirAbçs :)
Eu iria adorar ter esse livro em mãos pelo fato de gostar bastante da Maite como atriz, assim como pessoa .. Tive a chance de esbarrar com ela uma vez e nem sei explicar o quão simpática ela é, conversar com ela chegar a dar uma sensação de paz de tão calma, rs!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas já estou mais que interessada .
:D
Eu nao sabia que ela tinha livro, mesmo. Adorei a quote que você colocou, realmente, sempre tera alguem masi bela que a gente e dai né ?
ResponderExcluirObrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.