Uma Longa Viagem - Eric Lomax
17/02/2015
Um jovem inglês se voluntaria para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ele é aficcionado por ferrovias e por rádios. De repente, em 1942, sua unidade, baseada em Cingapura, é atacada, e os japoneses acabam fazendo todos de prisioneiros. Uma das funções de Eric e seus companheiros passa a ser participar da construção da chamada ferrovia da morte, que ligaria a Tailândia à Birmânia (atual Mianmar) e custaria a vida de mais de 250 mil homens obrigados a trabalho forçado.
O primeiro contato com o livro UMA LONGA VIAGEM trouxe a surpresa da bela capa, com Colin Firth e Nicole Kidman estampados no pôster do filme homônimo. Mas esta é uma obra que certamente merece uma análise mais profunda, além dos holofotes de Hollywood.
A começar pela temática da Segunda Guerra Mundial, que por si só já carrega um peso imenso. Mas por que este relato de sobrevivência e coragem tornou-se Best seller em mais de 20 países?
Escrito pelo escocês Eric Lomax, esta aclamada autobiografia traz os relatos de um apaixonado por ferrovias e rádios, que se alista para lutar na Segunda Grande Guerra Mundial. Feito prisioneiro pelos Japoneses, ele luta para sobreviver em meio a um conflito sem precedentes na história do mundo.
Enfrentando ódio, tortura e toda sorte de problemas, Eric Lomax expõe sua vida em detalhes no antes, durante e após a grande guerra. (Para mim, em especial, o último capítulo do livro foi o mais intenso, ao abordar os traumas sofridos no pós Guerra. A questão da vingança e do perdão tornam-se intensos e tão presentes, que tive vontade de assistir também ao filme para reviver essa história em detalhes...)
O lado negativo da obra, publicada no Brasil pela Editora Planeta, fica por conta da diagramação: Com 12 longos capítulos divididos em 267 páginas, a leitura torna-se cansativa para os leitores mais impacientes, necessitando de uma melhor divisão em seu espaço interno para uma leitura mais agradável.
Além do texto, o livro conta somente com um mapa ilustrado da “ferrovia da morte”, que custou a vida de mais de 250 mil homens. Uma sessão de fotos anexas também seria bem recebida na obra, que não conta com anexos e fotos para informar os leitores.
Como o próprio nome diz, este livro é UMA LONGA VIAGEM, que necessita ser feita com calma e paciência, apreciando a paisagem e sentindo as fortes emoções do caminho.
Um livro que merece ser lido por quem ama história, e compartilha a visão de que a nenhuma guerra traz vencedores, somente perdedores e sequelas terríveis para todos os seres humanos.
Por Ricardo Brandes / Escritor
P.s. O autor faleceu aos 93 anos sem ver a estreia do filme sobre sua vida, protagonizado por Colin Firth e Nicole Kidman.
19 comentários
Olá Ricardo!
ResponderExcluirEu não sou grande fã de História e muito menos de qualquer coisa que se passe nessas épocas de Guerra. Por isso o livro não me atraiu nem um pouco.
Mas adorei a capa!
Abraços
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/
Oi Ricardo, gostei da história, mas pelo lado dos capitulos serem tão extensos, tira um pouco da vontade, pois na correria do dia a dia, um capitulo enorme não faz bem... mas gostei da história que realmente tem tudo a ver com o nome do livro!
ResponderExcluirBeijos!
jeehsts.wordpress.com
Capítulos longos realmente tiram um pouco o ânimo para ler, especial quando a história é densa, como parece ser o caso desse livro em especial. Mas acredito ser uma história incrível, que eu espero ter a oportunidade de ler um dia. Bjs
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAdorei a foto do gatinho!! *----*
Ah, prefiro capítulos longos com um bom conteúdo do que capítulos curtos que não dizem muita coisa. Não conhecia nem o livro, nem o filme, mas adoro a Nicole e isso já me dá vontade de ver o filme, se eu gostar do filme, corro atrás do livro.
Parabéns por sua resenha!
Beijos!
http://lumartinho.blogspot.com.br/
Oi Ricardo, parabéns pela sua resenha! Preciso ler esse livro, adoro história que se passam na época da Segunda Guerra Mundial, ainda mais se é uma autobiografia, deixa tudo melhor :D
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Parabéns meu amor pela ótima resenha. .. Não é meu tipo de livro, mas me interessei pela história. Tbm não gosto de capítulos muito longos.
ResponderExcluirOlá pessoal! Minha dica: Li o livro e adorei a mensagem final de paz, perdão e reconciliação que a obra deixa aos leitores. Depois assisti ao filme, e não gostei das grandes alterações e mudanças em relação ao livro... O filme só valeu mesmo pelo extra nos créditos finais, com uma foto original do autor e seu algoz da guerra... Ricardo Brandes
ResponderExcluirOlá! Adorei a resenha e a foto do gato (ou gata?). Como sou viciada em livros históricos e que possuem a Segunda Guerra como um personagem macabro, creio que vou amar essa leitura. Só não gosto muito quando colocam a capa do poster do filme no livro, mas parece que isso agora virou moda. Coloquei na minha lista.
ResponderExcluirBeijos.
Olá, Ricardo.
ResponderExcluirEu não curto muito esse tipo de livro, o gênero em si não me agrada, mas gostei da sua resenha e para quem gosta de história e similares deve ser muito boa.
http://lisos-somos.blogspot.com.br/
Oi Ricardo!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas fiquei curiosa porque esse estilo me atrai muito, afinal sou historiadora. Aliás é difícil eu não gostar de uma obra que tenha a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.
B-jusss! ♥
http://www.quemlesabeporque.com/
Ainda não conhecia o livro, aprece ser bem legal. Gostei bastante da resenha!
ResponderExcluirBeijos,
Vivendo De Devaneios
Olá
ResponderExcluirNão gosto de livros sobre o tema.
Ainda com capítulos longos sei que iria largar logo.
Acho que pra ler ele teria que ler com muita calma.
Acho que o filme deve ser bem melhor!
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Bem livros deste tipo não me chamam muito atenção. Mas a história é realmente fascinante! Assistirei o filme me breve!
ResponderExcluirBeijinhos
Olha, sempre gostei de história, mas nunca li livros com temas históricos. Ah uns dias assisti O Jogo da Imitação que é um filme que retrata a Segunda Guerra Mundial e simplesmente adorei, e fiquei muito ligada no tema. Nesse momento esse é um livro que eu leria sim, e apreciaria cada página.
ResponderExcluirAmo história mas acho que não ia gostar de ler esse livro rs
ResponderExcluirA capa é muito bonita!
Eu estou com muita vontade de ler esse livro. A história dele parece ser ótima, e eu adoro história, só é uma pena que a diagramação não esteja muito boa :/
ResponderExcluirBeijos!
Ricardo!
ResponderExcluirGosto demais de livros ambientados durante as guerras e aqui como é uma autobiografia, tudo fica mais verídico, mais verdadeiro porque é o parecer de alguém que viver realmente todos os fatos da guerra.
Gostaria de apreciar a leitura.
cheirinhos
Rudy
Olá Ricardo!
ResponderExcluirEu sempre gostei do tema na época que estudava, ficava animadíssima quando tinha alguma pesquisa.
Confesso que não conhecia a obra e após ler sua resenha fiquei com vontade.
Obs: A foto do gatinho ficou linda! Amo Gatos ;)
Beijinhos
http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
Olha eu nunca ouvi falar desse livro, mas eu achei a história muito linda.
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de ler e gostar bastante, pois adoro coisas tocantes, ainda mais quando envolve romance que eu amodoro xD
Parabéns pela sua escrita, porque você sempre esta me surpreendendo viu?
Sucesso sempre com o seu cantinho, porque tu merece linda
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.