Vango: Entre o céu e a terra - Timothée de Fombelle
28/07/2015
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler
****
Olá pessoal!
Hoje venho falar sobre um livro muito belo e cheio de história, que tenho o
prazer de resenhar: Vango: Entre o Céu e
a Terra.
Publicado no
Brasil pela Editora Melhoramentos e voltado ao público juvenil/adulto, esse
thriller histórico do escritor francês Timothée de Fombelle traz fontes e
páginas mais claras, que facilitam a vida do leitor. Além de anexos, belas fotos
e personagens históricos, que deixam o leitor interado do período onde se passa
a obra.
A história de
Vango acontece no período entre guerras dos anos 30, e desde as primeiras
páginas se impõe com muita ação, mistério e aventura de primeira qualidade.
Tentando salvar
sua pele e ao mesmo tempo, descobrindo sua identidade, Vango passa por um dos
períodos mais conturbados da história mundial. Misturando personagens fictícios
e outros verdadeiros, como o ditador Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf
Hitler, o autor trabalha a questão política de forma tocante. E em meio à
política, espionagem, perseguições, fugas e descobertas, há também um romance
muito cativante.
Sem contar que
fiquei encantado com a parte do Zepelin, muito presente no livro e é descrito
pelo autor com tantos detalhes, que faz a gente querer embarcar em uma viagem a
bordo do grande dirigível alemão que viajou o mundo encantando as pessoas por
onde passou (inclusive o Brasil!).
Recomendo esta
leitura para quem gosta de história, e aprecia um livro com ritmo acelerado e
intenso, cheio de surpresas a cada página.
Ah, para quem
leu e gostou de Vango: Entre o Céu e a
Terra, o livro terá um segundo volume que finaliza a história: Vango: Um príncipe sem reino.
Até a próxima, e boa leitura!
Por Ricardo Brandes
/ Escritor
12 comentários
Gostei bastante da sinopse e a capa tá bem legal e estou curiosa apesar de não ser o meu gênero favorito. Mas já li críticas sobre alguns pontos em que a leitura se torna arrastada.
ResponderExcluirVango já despertou meu interesse assim que vi a sinopse dele, e por sua resenha e de outras pessoas vejo que de trata de um thriller incrível recheado de diversos temas que me atraem. Sem falar da diagramação, que está muito bem feita a partir de algumas fotos que vi.
ResponderExcluirFiquei mais surpresa ainda ao ver que é uma duologia, ultimamente tudo vira série ou trilogia - não que seja ruim, mas algumas histórias não precisavam se estender tanto ao meu ver -, e o título do segundo livro me deixou curiosa para entender seu significado completo.
Abraços
Vango parece ser um livro cheio de aventura e mistério, já faz um tempo que esse livro está na minha lista de futuras leituras e ver mais uma resenha positiva sobre ele só aumenta a minha vontade de ler haha.
ResponderExcluirSem mencionar o fato de trazer alguns fatos históricos reais, gosto muito quando os livros fazem isso. (:
Obrigada pela resenha! Beijo. :*
Oi Ricardo.
ResponderExcluirOlha, tenho que confessar que "Vango" não estava em meus planos, até o momento que li a 1ª resenha (meio obrigada digamos assim), eu percebi o quanto estava perdendo em não querer lê-lo, e descobri quanta aventura eu querer participar e descobrir os mistérios nele contigo. Ela já até no skoob.
Bjsss
Apesar dos diversos comentários positivos que já li sobre estre livro, não consigo me interessar para ler ele, o tipo de história não me chama a atenção, mas sua resenha está muito boa.
ResponderExcluirRicardo!
ResponderExcluirO livro é bem histórico, intercala fatos reais e ficção do autor, sem contar com todo mistério e aventura que envolve Vango.
O Zeppelin realmente é um atrativo a parte... o que não daria para ter voado nele...kkk
“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”(Charles Chaplin)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participe no nosso Top Comentarista!
já li algumas resenhas desse livro e a cada uma que passa eu fico bem mais curiosa, parece ser um livro bem interessante e eu to doida pra ler.
ResponderExcluirOlá pessoal! Respondendo as dúvidas do Vango...
ResponderExcluir1) Sim, em alguns pontos a leitura se torna arrastada (principalmente nos últimos capítulos). Mas esse "arrasto" no texto não é incompetência do autor, e sim uma boa surpresa que está por vir...
2) Sim, o livro é uma dualogia. Ponto pro autor, que ousou fugir do padrão "trilogia"!
3) A diagramação é maravilhosa... E traz boas surpresas pro leitor. (O Mapa interno do Zepelin e as descrições e relatos de viagem ficaram maravilhosos!)
4) Depois de ler este livro histórico, é difícil não se sentir um pouco passageiro do famoso Zeppelin e das aventuras de Vango. Indico essa leitura!
Ricardo Brandes / @oktoberblog
Como rejeitar um livro cheio de surpresas e histórico? Tudo o que gosto! Já curti, acho que vai me agradar muito. E o final deve deixar louco pelo próximo, né? Quero ler em breve!
ResponderExcluirApesar de ter lido muitas resenhas positivas sobre esse livro, n tenho curiosidade para lê-lo
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirEu ganhei esse livro mas até agora não li,na verdade eu nem sabia do que se tratava.Adoro histórias que fazem essa mistura de personagens ficticios e reais,dou até aquele clique no google as vezes pra descobrir se tal pessoa ou fato realmente existiu.Eu também não sabia que havia mais um volume,mas a história desse primeiro livro é fechada ou acaba bem naquele climax?.Logo ,logo eu leio pra tirar minhas dúvidas.
Beijos
RIcardo, sera que o atual publico juvenil tem um pouco de conhecimento da história mundial para entender os personagens e objetos históricos ? rsss.
ResponderExcluirMas, entendi que o livro tem ilustraçoes é isso ? Se sim, ja ajuda o publico alvo.
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.