Sugar – Vanessa de Cássia
25/09/2015
"Se seu vizinho lindo de morrer batesse em sua porta pedindo um copo de açúcar, o que faria?
Abra a porta, e descubra o que Flora fez..."
Um conto pra lá de açucarado... Um conto docemente sedutor!
Recebi Sugar pela parceria com a Madras Hot e já faz um tempinho que li – mas demorei um tanto para postar a resenha, então aqui estou.
"- Hum, Paulo. Bem, não é o que você está pensando!
(...)
- Você não tem noção do que estou pensando, Flora."
(pág. 25)
Eu já tinha ouvido falar da autora, mas foi a primeira vez que li algo da Vanessa. De maneira geral eu curti bastante a leitura. Não vou entrar em muitos detalhes sobre o enredo já que o livro é curto (tem apenas 120 páginas) e ficaria extremamente complicado não soltar spoilers.
"Uma beleza assim é até pecado não olhar, então olhei mesmo. Sem pudor!"
(pág. 22)
Eu não sei se eu gostei ou não da Flora... Quer dizer, adorei o jeito dela e tal mas meu lado ciumento não curtiu muito ela falando do Travis. Sim, o livro conta com referencias literárias (Belo Desastre, 50 tons...) e isso é super bacana. Mas essa de comparar o Travis com outros personagens não é pra mim... Não existe comparação com ele que eu irei concordar. E não estou dizendo que isso estraga a leitura, nem nada do tipo. Só estou dizendo que meu ciúme falou mais alto nessa parte do livro.
Algumas coisas aconteceram rápidas demais no meu ponto de vista, mas quando penso no tamanho do livro acho que o tempo foi certo. Mas tudo o que citei não chegou a ser realmente negativo para mim. O que eu não curti mesmo é essa coisa de fazer ciúmes deliberadamente. Acho isso tão infantil e um pouco irritante em personagens que não são mais adolescentes. Esse sim seria o ponto negativo do livro.
Quanto a diagramação, gostei da capa e dentro tem detalhes que dão um certo charme ao livro. Acontece que a revisão poderia ter sido um pouco mais cuidadosa. Eu entendo que erros passam, mas encontrar a palavra fosse escrita com 3 ‘s’ é um descuido que me incomodou bastante.
A escrita da Vanessa é gostosa de ler e gostaria que Sugar fosse mais longo. O livro tem romance, tem cenas quentes e também tem momentos engraçados, uma mistura na medida certa e super bem feita. É um livro tipo sessão da tarde – mas que não poderia passar na sessão da tarde. Eu gostei e estou curiosa para ler mais livros da autora.
Momento Evento: Em realizei um evento de literatura nacional em Florianópolis e levei meu exemplar de Sugar para sorteio. Preciso dizer que é claro que rolou piadinha de “não é sugar e sim ‘sugar’ de açúcar em inglês”. Ah gente... Me perdoem mas se você não sabe nada da história e nem que a personagem é professora de inglês, o título dá brecha para uma piadinha sem graça...rs
Momento Bienal: Não consegui participar do encontro que teve no estande da Madras que a Vanessa esteve presente, mas teve um rapaz querido lá que me deu o marcador do livro autografado :)