Dez coisas que aprendi sobre o amor – Sarah Butler
09/12/2015
Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?
Esse livro fala sobre pai e filha que, apesar de não se conhecerem, tem muitas coisas em comum, entre elas fazer listas de 10 coisas. Inspirada no livro, resolvi escrever a resenha em lista também:
10 motivos para gostar do livro
• A capa é linda
• A autora ensina escrita criativa, e usou esse recurso no livro.
• As listas de 10 coisas são a melhor forma de entender os personagens.
• Sinestesia (cruzamento de sensações); o personagem Daniel enxerga cores em cada letra ou palavra.
• Londres; além da história se passar lá, os protagonistas citam inúmeras ruas e locais.
• "Você não pode sentir saudade de alguém que nunca conheceu. Mas sinto saudade de você". Esse amor incondicional por alguém que nunca se viu.
• Liberdade; a necessidade da Alice e do Daniel de viajar, andar, ser livre.
• A forma como Daniel tenta se comunicar com a filha, através de "presentes" espalhados pela cidade e deixados na porta dela.
• Como eles são tão parecidos mesmo sem nunca terem se visto.
• O livro não tem final.
10 motivos para não gostar do livro
• A sinopse não tem nada a ver com o livro. O que faz com que a gente imagine uma história totalmente diferente.
• A autora usou tanto o recurso de escrita criativa que o livro foge completamente da estrutura de historia que estamos acostumados.
• Sinestesia; quando leio um livro ou ouço uma musica, "vejo" formas. Quanto mais redonda é a história, melhor, mais fluida. Classificação do livro: Estrela de 5 pontas.
• Londres; pra quem não conhece a cidade, a citação de tantas ruas e lugares ficou meio exagerada.
• Daniel, o pai, demorou 94 páginas para ver a filha, Alice, pela primeira vez.
• Não existe indicação sobre quem está narrando o capítulo. Percebemos através da personalidade de cada personagem, o que fez com que o livro demorasse cerca de 100 páginas pra começar a fluir.
• Culpa; a que Daniel sente por não ter criado Alice, e a que ela sente em relação a morte da mãe.
• O desfecho dos personagens, tanto principais, quanto secundários. As histórias ficaram como pontas soltas.
• "Às vezes é melhor deixar as coisas como estão, não acha?". A forma como os personagens levam essa frase a sério.
• O livro não tem final, e só você vai conseguir definir se isso é bom ou ruim.
24 comentários
Oi!
ResponderExcluirJá ouvi falar sobre o livro, e como leitora às vezes é difícil ler um livro que não tem final.
Quanto aos detalhes de Londres eu acharia isso um lado positivo.
Beijos!
http://asassecretas.blogspot.com.br/2015/11/resenha-ate-que-eu-morra-amy-plum.html
Olá!
ResponderExcluirEu to com esse livro aqui pra ler e agora não sei se a leitura é boa mesmo, estou com altas expectativas. Gostei das suas listas, você o resenhou em forma de lista, achei criativo. E quanto às ruas de Londres serem citadas, achei legal, até porque nunca fui, então é uma boa forma de conhecer a cidade.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA NC arrasa na capa de todos os livros, esse eu me apaixonei de primeira, porém fiquei com o pé atrás pelos motivos ruins que você citou,mas vou ler e tirar minhas conclusões!
Achei sua resenha super criativa!
garotareading.blogspot.com.br
Gente, depois que li sua resenha fiquei ainda mais receosa em lê-lo )=
ResponderExcluirEstou praticamente cozinhando ele, kkkkkk tenho pavor de livro sem final, me deixa extremamente aflita. Adorei a resenha, adorei o blog, está de parabéns *-* Beijos.
www.euvoceeoslivros.com
Olá Nikki! Uma resenha bem diferente do comum, bem criativa! Pena que o livro não cumpre o que promete... Mas ao menos o livro tem seus pontos positivos... Ric Brandes
ResponderExcluirNão sei porquê mas esse livro não consegue me chamar atenção, não tenho nenhuma vontade de ler, tenho a ligeira sensação que não irei gostar. Bjs
ResponderExcluirOi Nikki, eu estou com esse livro aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, pois estou doida para lê-lo e conhecer mais dessa história. Confesso que os motivos para ler são mais fortes do que os motivos para não ler! hahah
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oiie,
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar sobre esse livro. Adorei a forma como você colocou a resenha, seguindo o livro, que a propósito não me chamou a atenção, acho que ficaria confusa em não saber quem ao certo está narrando, e o porque demorar tanto para vê a filha, então isso significa que vamos ficar até as 94 páginas só lendo as 10 coisas de cada um? Acho que me estressaria.
Bjs
♡ Amantes da Leitura
Oi
ResponderExcluirAcabei de ler uma resenha negativa do livro!
E as suas 10 coisas para não gostar, na minha opinião, ganham das 10 para gostar!
não vou perder meu tempo lendo esse livro!
BJu
Olá linda,
ResponderExcluirEsse livro parece ser frustração de 9 em cada 10 pessoas que o leem. Terminar sem final? Isso deve ser uma decepção das grandes.
Beijos!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br
Olá Nikki!
ResponderExcluirEu vivo num caso de amor e ódio extremo com esse livro. No primeiro mês que o vi, cheguei a marcá-lo mais de cinco vezes no quero ler, pq sempre tirava de lá. Hoje ele está no quero ler de novo, mas láaaa pros últimos lugares da fila. Parece ser interessante, mas tem uma pegada auto-ajuda que me dá preguiça...
Bjss
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
Nikki, adorei a forma que você escolheu para fazer a resenha.
ResponderExcluirTudo a ver com a proposta do livro.
E acho que pela primeira vez em relação a esse livro fiquei um pouco dividida entre ler ou não.
Lisossomos
Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas não dúvido que contenha uma estória linda, ainda mais porque tenho visto algumas pessoas falando bem e outras não tão bem assim, mas mesmo assim quero tirar minhas conclusoes, pois tenho certeza de que irei gostar de qualquer maneira. Espero poder ler o livro assim que puder. Mas vou deixar para o ano que vem =]
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-misterio-da-caveira-de-cristal.html
Eu me decepcionei bastante com a leitura em alguns pontos, e todos você listou nos motivos para não ler! Adorei a ideia do post, ficou muito legal e dinâmico. Parabéns.
ResponderExcluirBeijos!
Oii!
ResponderExcluirEu não li esse livro todo, só as primeiras impressões mas a NC não me enviou o livro completo ainda.
Gostei dos dez motivos para ler esse livros e achei interessante não ter um final fechado, acho legal isso. Mas não sei se compraria no momento!
Beijinhos
Oi!
ResponderExcluirLi esse livro recentemente e fiquei bem dividida com ele, mas no geral ele não me agradou muito, achei que ão entregou o que prometeu.
Gostei do jeito que você fez resenha, elencando pontos positivos e negativos, ficou muito bacana.
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro todo. Li cerca de 60 páginas e até que a leitura estava andando, mas essa coisa de não ter final me deixa com o pe um pouco atrás. ADOREI o jeito como você fez a resenha, com pontos positivos e negativos, ficou bem legal!!
Beijos
LuMartinho | Face | Sorteio de Natal
Olá, Nikki. Adorei a resenha, ficou bem mais interativa. Tenho vontade de ler este livro desde seu lançamento, mas infelizmente eu ainda não o fiz. Fiquei meio apreensiva por saber que não tem um final, e também a narrativa, para mim, parece ser bem arrastada. Mesmo com tantas implicações ainda quero ler o livro e tirar minhas conclusões!
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com/
Que tipo diferente de post,não sou muito dos romances,mas ainda achei interessante.
ResponderExcluirOie, essa resenha me assustou um pouco. Mas acredito que é a melhor forma para passar sobre o livro. Bem, definitivamente não gosto de livros sem final. Se tem um começo, um meio, tem que ter um final. PONTO.
ResponderExcluirPelo visto não é do tipo de leitura que iria apreciar. Enfim, beijos.
O livro é interessante,porem não leria pelo fato de não ter fim!
ResponderExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirMinha amiga resenhou esse livro no meu blog e gostou com ressalvas. A trama é interessante, mas não gostei de saber que a sinopse é diferente da história. Não curto finais abertos e acho que isso seria um problema.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Menina!
ResponderExcluirPutz! A resenha do pós é muito boa, mas os contras me deixariam estressada, não consigo me encontrar em livros onde eu tenha que imaginar quem está escrevendo a história.
Beijo, Maisa.
Reino Literário Br
Olá
ResponderExcluirGostei de como você fez a resenha,quero ler esse livro já tem um tempinho, mesmo com os pontos negativos,ainda tô com vontade de ler ele.
Bjss
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.