A Sétima Caverna - Harry Wiese
21/02/2016
'A Sétima Caverna' é um romance passado no interior do Vale do Itajaí, na metade do século XX, onde vive um menino que queria ser cientista. Sua vida junto aos pais, ao corajoso cachorro e a um misterioso vizinho leva-o a descobrir os mistérios de 'A Sétima Caverna'. Romance de profundo respeito pela natureza e pelos povos originários, o livro tem prefácio de Maicon Tenfen e belíssima capa de Johnny Kamigashima.
***************
Olá gente amiga!
A resenha de hoje é sobre um romance histórico daqui de nossa terra, Santa Catarina. Publicado pela Editora Hemisfério Sul, A sétima Caverna, do Professor Harry Wiese, foi considerado pela Academia Catarinense de Letras o melhor romance publicado em Santa Catarina nos anos de 2008 e 2009.
Então por que não dar uma chance para os autores locais, que falam com tanta propriedade sobre nossa terra, nossa gente e seus costumes? Foi o que fiz, ao conhecer o trabalho de Harry Wiese. E não é que o livro agradou em cheio?
Como sou apaixonado por romances históricos, o prefácio da obra logo chamou minha atenção: O menino aplicado que queria ser cientista, enfrentando todas as dificuldades da metade do século XX no Vale do Itajaí; Um vizinho misterioso, capaz de despertar a imaginação e indicar novas pistas para esta aventura histórica; e muitas descobertas e revelações sobre a Sétima Caverna (que dá título ao livro) e traz uma comovente história dos primeiros habitantes de nossas terras...
Na foto, eu e minha esposa Fabiana em uma caverna.... |
Gente, como é bom poder ler algo tão profundo e cativante, sabendo que os belos cenários do livro ficam tão próximos de nós e que os personagens, de alguma forma, contam a história de nossos antepassados! Realmente emocionante...
Confesso que me senti profundamente tocado com os mistérios e segredos desta obra, e ao final da leitura refleti durante um longo tempo sobre o destino dos primeiros moradores de nossas terras e dos colonizadores.
Indico esta leitura para todos que curtem um bom romance cheio de aventura, e que procuram uma história com muito suspense e romance histórico.
Por Ricardo Brandes
P.s. A propósito... Harry Wiese é Pesquisador da história da colonização do Vale do Itajaí, em Santa Catarina e Mestre em Educação – Ensino Superior.
Visite o site do autor e conheça seu trabalho: www.harrywiese.pro.br
2 comentários
Que legal! Me lembra os livros paradidáticos que meus professores passavam para ler na escola, acho que eu sempre era a única da turma que curtia as leituras hahaha
ResponderExcluirhttp://magoevidro.blogspot.com.br
Olha que interessante. Nunca tinha ouvido falar desse livro. O engraçado é que tem inúmeros livros brasileiros incríveis, mas são pouco conhecidos. Amei a premissa do livro, assim que tiver oportunidade vou lê-lo.
ResponderExcluirhttp://gordicesliterarias.blogspot.com.br/
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.