O que você já perdeu hoje por pura falta de disciplina? As chaves de casa, o prazo do relatório, uma consulta ao médico, a dieta para perder aqueles quilos? O preço que pagamos pela falta de foco e disciplina é sempre muito alto e pode ser medido em dinheiro, tempo e oportunidades que vão pela janela.
Vivemos com a mente atulhada de ideias, mensagens, tarefas a cumprir e o caos mental gera grande cansaço. As pessoas no mundo moderno travam uma batalha diária e invisível com a própria mente... e perdem. No final do dia, voltam para casa com o corpo intacto, mas a mente esgotada sem a mínima disposição para estudar, ler, meditar ou refletir.
Renato Alves, especialista em memória e na mente humana, ensina neste livro como descobriu que era possível quebrar esse padrão. Aprenda com exemplos reais as onze metas – que você pode e deve cumprir – como conquistar o controle da sua vida e a chave dos seus sonhos. Entenda como fazer o autocontrole dirigir sua vida e revolucione seu modo de viver. Faça sua mente trabalhar a seu favor!
Aprenda as técnicas para:
- Concentrar-se para ler e escrever
- Blindar-se emocionalmente contra hábitos viciosos
- Ter foco para ser altamente produtivo
- Aliviar a ansiedade
- Ter reação inteligente
- E muito mais
"Sua missão, acredite, não é competir com outras pessoas por melhores colocações, posição social, coleção de bens materiais e para ser o cidadão mais rico do cemitério. Sua missão original é ser feliz. Talvez o seu "software da felicidade" tenha sido desconfigurado pelos percalços da vida e pelos pensamentos viciosos e desconexos que orbitam a mente, mas a felicidade está guardada no seu íntimo." (pág. 24)
Quando O Cérebro com Foco e Disciplina foi lançado, em 2014, eu fiquei curiosa com o livro. Até cheguei a dar uma olhadinha nele na livraria, mas nunca o colocava na lista de compras - muito pelo fato de sempre ter um livro de ficção que estava na frente. Então, esse ano a Editora Gente enviou um kit de parceria e esse foi o título que veio para o blog me deixando feliz em finalmente poder realizar a leitura.
Renato Alves foi reconhecido oficialmente em 2006 como o homem com a melhor memória do Brasil. Com diversos livros sobre o tema, 16 anos de experiencia e mais de 250 mil pessoas capacitadas em seus cursos e workshops, trás nesse livro a ideia de ensinar o leitor a transformar o cotidiano para que ele seja melhor aproveitado e fazer a mente trabalhar a nosso favor.
"Em outras palavras, gastamos grande parte do tempo e de nossa capacidade mental analisando situações triviais, como escolher uma música ou que roupa usar em alguma festa, ter experiências sensoriais com games, sexo e alimentação ou bisbilhotar a vida dos outros em alguma rede social." (pág. 20)
O livro é dividido em 9 capítulos, mas também conta com uma introdução e uma conclusão. Alves começa mostrando como nossa mente é indisciplinada e como nos deixamos levar por pequenas distrações que acabam se tornando, no final das contas, as maiores coisas que nos controlam. Também fala sobre estados mentais, problemas comuns e como podemos compreender melhor nossos pensamentos. Tudo isso é importante para que a gente entenda a parte principal do livro: as metas para desenvolver o autocontrole da mente.
"A melhor maneira de viver e de impulsionar o presente é controlando e acalmando a mente. Com a mente calma, tranquila, você consegue treinar e desenvolver o foco. Ter autocontrole e paz mental é, como já vimos, um estado necessário para que suas melhores ideias brotem." (pág. 23)
O capítulo 7, para mim, foi o principal de todo o livro. É o que conta com as metas que prometem ajudar o leitor a melhorar o desempenho do seu cérebro. Ao total, são 11 metas que como o próprio autor explica antes das metas (na página 102) são simples e não necessitam de exercícios, mas de comprometimento em manter a atenção para aquilo que realmente importa.
A meta que mais chamou minha atenção foi a de número 8: não aconselhe. Confesso que quando li o índice e vi essa meta não levei muito a sério, afinal o que é um livro desse estilo senão um conselho??? Mas, ao ler todos os detalhes, quando cheguei na meta e vi como ela foi descrita e como é proposta entendi o ponto e mudei de opinião sobre ela. Na verdade ela me pareceu a que é mais detalhada, contando com vários detalhes ao final para que a gente pense muito antes de dar um conselho.
"Não aconselhar é uma maneira simples de preservar os relacionamentos. Quando você fala às outras pessoas para o bem delas, isso é conselho. Quando elas falam para o seu bem, é intrometimento." (pág. 117)
No início do livro, achei que seria alguma coisa mais simples, no estilo siga essas regrinhas e você conseguirá um desempenho melhor do seu cérebro e terá uma maior produtividade. Sim, o livro é isso e a linguagem que o autor usa é simples e fácil de entender e acompanhar, o que deixa o livro simples para qualquer leitor conseguir entender a ideia. Mas ele não é só isso. Ele é muito mais do que apenas algumas metas. É uma nova maneira de pensar, de como administrar seus pensamentos, entendendo-os e os direcionando para o lado que será mais positivo para o dia-a-dia.
"Assuma definitivamente o controle. Dispa-se da vaidade, do acúmulo, do apego mental. Quando você tem uma opção, e apenas uma, acaba com os problemas. Portanto, escolha e mantenha uma única opção, e que seja sempre a melhor." (pág. 150)
Eu não sou de ler muitos livros de não-ficção, mas esse é mais um dos casos em que fiquei feliz em ter em minha estante. Não é algo fácil de se seguir, afinal, mudar hábitos - sejam físicos ou mentais - exige grandes esforços, mas com as ideias apresentadas por Renato Alves em O Cérebro com Foco e Disciplina vemos que é possível. São ideias que tentarei colocar em prática e é um livro que seguirá na estante para que possa ser consultado e relido outras vezes. É uma boa dica para quem quer transformar seu cotidiano ou então só saber um pouco mais sobre como colocar os pensamentos nos focos necessários para uma maior produtividade.