Perfumes de Paris - Sayonara Salvioli
28/11/2016
No romance Perfumes de Paris, o luxo e a sedução da Belle époque francesa serão o pano de fundo para um amor proibido e envolvente. Junto com os protagonistas, o leitor caminhará pelo Quai des Tuileries e pela Pont Neuf; visitará a catedral de Notre-Dame e se encantará com os Jardins de Luxemburgo. Também será convidado a percorrer outros lugares marcantes da Cidade-luz, como o bairro boêmio de Montmartre e seu glorioso Moulin Rouge. Mas será fora dos cÃrculos de glamour que a protagonista conhecerá o amor. A romântica e – ao mesmo tempo – moderna Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, encontrará no pintor Pierre o maior sentimento que já conheceu. Porém, o amor chega com uma proibição causada por um antigo segredo. E, logo adiante, o casal enfrentará uma barreira ainda maior e mais severa... Com passagem também pelos canteiros floridos de Grasse – a Capital Mundial do Perfume – e pelos campos de lavanda da região de Provence, Perfumes de Paris apresenta uma história de amor em todas as suas fases: a surpresa, o encanto, o medo, a ameaça, a sensualidade e o êxtase!
Leitores e leitoras, como vão? Espero que bem.
Hoje venho falar de um livro que o blog recebeu em parceria com a Lilian Comunica, o Perfumes de Paris, publicado pela Primavera Editorial.
Trata-se de um romance histórico, que se passa na Paris dos anos da Belle Époque. Conhecemos Charlotte, uma mulher cheia de mistérios e à s vezes, muito incompreendida pela sociedade repressora da época. Nossa protagonista seria o pesadelo de qualquer famÃlia tradicional e de qualquer homem que viesse a casar com ela. Convicta, Charlotte não abre mão de suas decisões e pensamentos muito modernos para aquela época.
Charlotte é uma perfumista de sucesso, frequentadora de bares, galerias de arte e todos os lugares bons de Paris, conhecerá Pierre, um homem que fará com que ela reconsidere tudo o que sabia até hoje, pois esse homem a tira dos eixos.
Minha visão sobre o livro: achei muito maçante, principalmente por conter poucos diálogos e a autora ter cometido excesso de palavras em Francês. Conforme lemos na sinopse do livro, você conhecerá Paris, mesmo sem sair de casa. Não tenho bem certeza se isso é um ponto negativo ou positivo, mas a nossa autora foi extremamente detalhista quando aos lugares, o que faz com que o leitor sinta-se envolvido na história, porém, às vezes a leitura perde a fluidez devido à riqueza dos detalhes.
Creio que faltou dar uma enxugada no livro, porém, cada autor é único e sabe a linha que quer seguir.
Creio que faltou dar uma enxugada no livro, porém, cada autor é único e sabe a linha que quer seguir.
Outro ponto que não gostei foi a capa: ela diz muito pouco sobre o livro, acho que o livro merecia uma apresentação diferenciada.
Indico o livro para aqueles que gostam da ambientação em Paris, que querem um bom romance, do tipo que mescle sensualidade, paixão e ciúmes.
Aventure-se por esse universo que a autora criou.
Para mim, a leitura se arrastou bastante, mas vai que você tenha uma opinião diferente?
Para mim, a leitura se arrastou bastante, mas vai que você tenha uma opinião diferente?