Traços - Eduardo Cilto
21/02/2017
Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.
“De um momento para o outro, quando menos se espera, Eduardo, autor de mão
cheia, tira o fôlego da gente. Um livro cheio de reviravoltas e com final
surpreendente.” Thalita Rebouças.
Lançado pela Editora Outro Planeta, Traços é o romance de estreia de Eduardo
Cilto foi um livro com uma história curiosa: Chegou em minhas mãos por acaso,
sem esperar.
À primeira vista, parecia uma simples aventura adolescente, de
dois jovens que resolvem fugir de casa rumo a São Paulo. A bela capa agradou, o
tema também. O prefácio de Thalita Rebouças ajudou ainda mais e... Tudo bem. Aceitei
o desafio da leitura, embarcando na promessa de um livro “com final
surpreendente”.
A capa? Maravilhosa, super sintonizada com a
proposta do livro. Diagramação? Perfeita, com., capítulos longos, mas super
intensos. Difícil parar de ler... Primeira impressão? Perfeita!
Já de cara, como leitor, me senti preso nas páginas
do livro e nas aventuras dos protagonistas personagens Matheus (Adolescente
viciado na série The100) e Beatriz (Uma aventureira vida loca, que parte pra
São Paulo atrás de um Youtuber famoso sem pensar nas consequências!).
A proposta da obra me recordou outros livros, como
Nerve, Jogos mortais e Cidades de papel de John Green, com doses de
criatividade e muita ousadia do autor. Questões de família, amizade, gênero e
sexualidade se fizeram presentes durante as 270 páginas dessa história
cativante e cheia de surpresas.
Adorei as aventuras dos personagens por São Paulo,
com cenários bem descritos, grandes surpresas e reviravoltas inesperadas.
Ah, se você quer saber... Realmente fiquei sem
fôlego nos capítulos finais do livro (gente, quanta tragédia!! Fiquei chocado e
surpreso com tamanha ousadia criativa do autor!), que deu um desfecho ousado e
totalmente inesperado para a história de Matheus e Beatriz.
Vale a leitura, para quem curte um livro dramático,
misterioso e cheio de fortes emoções!
24 comentários
Eu acompanhei o Eduardo publicar esse livro e sei o quanto ele repercutiu. Até hoje não tive a oportunidade de fazer a leitura, mas assim que surgir não irei descartá-la. Acho que você poderia falar mais sobre o livro, dá as suas opiniões e argumentá-las senti essa falta, mas isso não fez com que eu desistisse de ler a obra. Os personagens parecem ter características do Youtubers, não tenho certeza, mas parece que algo é relacionado a ele. É como eu disse, estou louco para fazer a leitura desse livro e não vejo a hora de aparecer uma oportunidade!
ResponderExcluir→ desencaixados.com
Olá! Você tem razão, realmente falei pouco sobre o livro, bem menos do que gostaria. Mas tem um motivo: não quis contar Spoilers, para não estragar as maiores surpresas! E, realmente, a questão dos Youtubers foi bem surpreendente pra mim, como leitor. Uma crítica bem ousada sobre as novas tecnologias, internet e sua repercussão na vida das pessoas! Vale a leitura, com certeza. Uma grande obra!
ExcluirEu comecei a ler o livro sem esperar muito da história, e me senti cativado desde as primeiras páginas. Muito bom mesmo!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão havia visto esse livro antes, parece ser MUITO legal!
Adorei a foto que tirou da página, pois amo livros assim, que quando descrevem e-mails ou sms, realmente colocam na página a imagem do jeitinho que é na vida real. E fiquei curiosa sobre o desfecho. Acredito que "ousado" e "tragédia" remetam a algo não tão bom, rs.
Espero ter a chance de lê-lo em breve!
http://viveremdoismundos.blogspot.com.br
Olá! O livro tem uma história bem realista e surpreendente, que daria até um excelente Drama nos cinemas! Eu me senti surpreendido com a ousadia do autor, em vários momentos da obra. Vale a leitura!
ExcluirJá tinha lido outra resenha desse livro, e lembro que não tinha despertado tanto meu interesse como agora despertou. A forma como você descreveu, me deixou bem curiosa com esse final surpreendente, e com vontade de entender o porquê de ser uma "tragédia". Outra coisa que me chamou bastante atenção foi o personagem gostar de The 100 (vi só o episódio piloto, mas quero muito continuar assistindo)
ResponderExcluirCitei o exemplo pq é uma característica que aproxima o leitor com os personagens. Mostra como são parecidos conosco, e acabamos realmente vivendo a história :)
Vou ler com certeza!
Olá! A Série The100 é ótima, super recomendo! E o livro tem grandes surpresas e reviravoltas. Vale a leitura! Agradeço seus comentários, desejando uma boa leitura!
ExcluirOlá!! :)
ResponderExcluirEu não conhecia este livro mas fiquei algo curioso com a proposta que el traz! :) Que bom que gosatste de fazer a leitura e este ate te lembrou outras leituras anteriores! :)
Bem, e bom que cause emoções fortes e que tenha mistérios e aventuras também! Assim como que a parte gráfica não fique nada atras do resto! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá! Realmente, esta é uma obra que começa como uma simples história adolescente, e que toma um rumo totalmente inesperado! Recomendo!
ExcluirLi várias resenhas dessa obra e todas me fazem ter certeza de que eu vou amar a leitura. Adorei todos os temas tratados, deve ser uma leitura bastante fluída. Adorei saber que o personagem gosta de The 100, adoro essa série também! <3 hahaha
ResponderExcluirAdorei saber sua opinião sobre a obra, espero poder ler em breve.
beijos
www.apenasumvicio.com
Sim, é uma leitura que prende o leitor a cada página. Começa com algo simples, uma aventura juvenil, e acaba se tornando algo inesperado como a própria vida! Muito bom!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu acompanho o canal do Edu, fiquei super animada de ver o livro finalmente finalizado. Adorei a premissa e só de saber que se passa em São Paulo já teria me conquistado, espero muito me envolver com a leitura tanto quanto você <3
Beijos,
Luana
Olá Luana! A questão de SP é um caso à parte na obra e merece todo o destaque: como leitor, realmente me senti passeando pelas Ruas de SP junto com os personagens, e pude sentir junto com eles todas as suas emoções. Super bacana!
ExcluirOi.
ResponderExcluirJá conhecia o livro, porém, sei pouco sobre ele. Até tinha me interessado por ele, mas esqueci de colocar na lista de leitura e acabei me esquecendo dele, até que vi uma garota lendo no metrô esses dias e voltei a lembrar que preciso lê-lo algum dia.
Olá
ResponderExcluirpoxa, que legal sua resenha. Quando o livro lançou eu quis muito, essa capa é linda mas esperava uma ideia diferente do livro mas mesmo assim ainda quero, ainda mais depois dos seus elogios e por saber que retrata varios temas de uma boa forma, bela dica
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, tenho que te dizer que se não fosse sua resenha eu provavelmente nem me interessaria por esse livro. A sinopse não me cativou, mas a forma com que você falou sobre ela e o fato de você ter gostado tanto me fez repensar que talvez esteja ai uma boa história que apesar de os protagonistas não terem um grande motivo para fazer o que fazem, ainda sim ensina grandes e importantes lições. Mas confesso que fiquei receosa com o que será esse final, tenho certeza que se alguma coisa ruim acontecer aos protagonistas depois de eu me envolver com eles na história eu irei querer matar o autor. Mas acho que mesmo correndo esse riso irei arriscar, obrigada por me apresentar a obra!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Acho que fui a única pessoa que acabou se decepcionando com esse livro, e olha que nem muitas expectativas eu tinha... Mas é que comecei a ler achando que seria uma coisa e ele acabou indo por um caminho completamente diferente, você sabe que não posso falar como ou estragaria a leitura das pessoas, rs, mas tive até a impressão que estava lendo outro gênero de uma parte em diante... Hehe... Que bom que pra você funcionou melhor!
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirEu não conhecia o autor ou a obra, mas fiquei intrigada com a sua resenha. Pela sinopse parece um livro bobinho, mas pela sua resenha parece que baixou o espírito do George R. R. Martin no autor. Fiquei curiosa para saber quais são as tragédias que acontecem no final. Dica anotada.
Olá!
ResponderExcluirEste livro está nos meus desejados. Acompanho o canal do Eduardo, gosto bastante de seus vídeos. E quando ele anunciou que estaria escrevendo um livro, ansiei por ler o manuscrito. rsrsrs Mas, ao informar que o livro já estava pronto e sendo publicado, eu festejei por sua vitória. Saber que essa obra está sendo bem aceita pelo público e que tem uma historia fascinante, me deixou entre ansiosa e curiosa pra ler. Infelizmente não possui a obra, e com a crise que vivo, demorarei pra obtê-lo. Mas, não tenho pressa, comprarei assim que possível. Bom saber que você gostou, mais um ponto pro Cilto!
Ótima resenha
Ni
Cia do Leitor
Olá!
ResponderExcluirEu já conhecia essa obra e tenho muita vontade de conferir. Acho que essa ambientação em São Paulo faz toda a diferença para mim, já que é uma cidade que simplesmente amo e gostaria de imaginar o personagem pelos lugares descritos na obra. Com certeza essa dica está anotada, e adorei poder conferir a sua resenha.
Beijos.
Oi Ricardo,
ResponderExcluirEstou com uma meta pessoal de ler esses livros que a Planeta lançou. Já li Azeitona e gostei bastante, então, Traços está na lista. Gostei de saber que o livro despertou esses sentimentos em você, principalmente, perto do final e fiquei empolgada também por saber que, apesar de os capítulos serem longos a leitura é viciante.
Beijos
oi, eu gosto de livros com drama, mas o fato de ter adolescente no meio de certa forma me trava um pouco. Mas gosto de quando você menciona que se surpreendeu. Não tenho certeza, mas quem sabe venho a dar uma chance para a obra.
ResponderExcluirNão conhecia o livro ou o autor. Achei a fonte da sinopse muito pequenininha, moço! Quem tem problemas de visão sofre pra ler ><
ResponderExcluirNão vi como esse livro possa ser ligado a Nerve, são propostas bem diferentes não? Desafios com fuga de casa... Acredito que livros assim possam realmente nos trazer grandes reflexões sobre os temas que você destacou em sua resenha. E é sempre bom quando as reviravoltas nos surpreendem...
Apesar de todos os elogios, o enredo do livro não me agradou muito, então provavelmente passarei a indicação...!
Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com
Olá! Agradeço seu lembrete, sobre a fonte da sinopse! Vamos rever isso nas próximas postagens, pode deixar! : )
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAmo livros que retratem o cenário brasileiro! Também não dava muita coisa pela capa, mas sua resenha me deixou com gostinho de quero mais. Estou curiosa sobre o que vai acontecer com os personagens e como será esse final tão surpreendente do qual você fala.
Bjs.
www.salaliteraria.com.br
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.