O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur
04/04/2018
Da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, o que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. Ancestralidade e honrar as raízes. Expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. Uma celebração do amor em todas as suas formas. Essa é a receita da vida minha mãe disse me abraçando enquanto eu chorava pense nas flores que você planta a cada ano no jardim elas nos ensinam que as pessoas também murcham caem criam raiz crescem para florescer no final.
Mais um lançamento por aqui da Rupi e é claro que eu não poderia deixar ele de fora da lista de desejados, de lidos ou das resenhas aqui do blog. Acontece que como em Outros jeitos de usar a boca, esse é um livro extremamente difícil de fazer uma resenha...
O que o sol faz com as flores é mais um livro de coletâneas de pensamentos, textos e poesias da Rupi que conta com várias ilustrações da autora. Ele está organizado em cinco partes, divididas em murchar, cair, enraizar, crescer e florescer, onde cada uma delas e todas elas celebram o amor em todas as suas formas.
Eu serei repetitiva aqui, mas falar de um livro de poesias é difícil para mim. Primeiro pois não é meu estilo de leituras. Eu leio muito pouco do estilo, então não me sinto com autoridade para julgar detalhes mais técnicos sobre a forma da obra. Para mim, a poesia é algo para ser sentida. Se ela consegue me tocar, me emocionar ou me fazer refletir, é uma poesia que eu gosto. Esse é meu critério de julgamento.
Dito isso, sinto que a Rupi tem um dom com as palavras. O modo como ela escreve, o modo como uma única e curta frase consegue me pegar e me envolver intensamente é incrível. E é isso que me faz ter a sensação de que irei ler cada uma de suas obras que eu puder. É uma leitura muito pessoal - e esse é outro ponto que tanto gosto na poesia... O fator de que cada leitor terá uma interpretação de acordo com o seu momento, o fator de que de alguma forma cada vez que o livro for lido ele será sentido de uma forma diferente.
Bonito e profundo, O que o sol faz com as flores é um daqueles livros que me ganhou na primeira linha e que seguiu me conquistando a cada página. É uma obra vale a pena ter na estante, vale a pena ler - e reler tudo ou só alguns trechos. É um daqueles livros em que uma simples frase pode te tocar muito mais do que uma enorme pilha de textos. Foi uma incrível experiência de leitura e que merece muito uma chance se você ainda não o leu.
12 comentários
Olá, meu bem
ResponderExcluirEu gosto muito da Rupi, li Outros jeitos de usar a boca e foi um livro que me tocou muito porque toca diretamente com o feminino.
A respeito da sua preocupação quanto a forma, a Rupi usa um estilo nuito original e próprio. Então, julgar por aí é complicado mesmo, vale mais falar do conteúdo como você fez.
To doida pra adquirir o segundo livro dela! ♡
Não li Outros Jeitos de usar a boca, mas quero muito, adorei a proposta dele e pelo visto a autora tem esse dom, pois esse livro também me chamou a atenção, ainda mais eu que tenho minha quedinha por poesias e entendo quando você diz que pode soar repetitiva, pois eu também levo em conta o sentir do poema, acho que esse deve ser o proposito de tais textos. Mais uma dica da autora anotada.
ResponderExcluirAbraços.
Já tinha visto ese livro, mas não sabia que era de poesia. Amo poemas e também acho que ela precisa ser sentida.
ResponderExcluirPreciso dele agora rs
Bjs
Oie!
ResponderExcluirNão sou fã de obras desse gênero, mas acredito que essa obra fará tanto sucesso quanto o primeiro que foi lançado, todos que leram gostaram e indicaram e acredito que esse livro não será diferente!
Bjss
Oi, Lica.
ResponderExcluirÉ encantadora a forma como a autora trás essência para o livro, através de poemas, absorvendo e trazendo como referencia o que nós, seres humanos, passamos nas fases de nossas vidas.
Oi Lica,
ResponderExcluirConfesso que ler poemas não faz meu estilo, ou devia dizer fazia? Esse ano, recebi da GloboAlt o TCD e acabei me apaixonando pelos poemas que encontrei lá, e acabei abrindo os olhos para uma nova modalidade de leitura, ou seja, é bem provável que O que o sol faz com as flores entre para a lista de livros de cabeceira.
Adorei a dica.
Beijokas
Olá!
ResponderExcluirTenho ouvido muito falar dessa autora. Apesar de não gostar muito de poemas, gosto dos temas que ela aborda em seus livros e se tiver oportunidade pretendo ler.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
Oi!
ResponderExcluirNunca tinha lido uma resenha deste livro, mas achei a proposta muito válida. Fiquei curiosa para conhecer essa história que te encantou.
Beijos
OOOiiii, amei o primeiro livro e estou louca para ler esse! <3
ResponderExcluirOi, tudo bem? Tenho lindo muitas resenhas sobre os livros e tenho ficado imensamente curiosa. De repente um livro de poesia se torna tão famoso e traz tantas mensagens positivas. Não é o gênero que leio com frequência mas gosto muito de poesia, mais ainda do que traz entrelinhas. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirah, mais um livro para minha lista e nossa esse deve ser tão lindo quanto o primeiro, amo poemos e eles são daqueles que nos toca pelo que vi de opiniões, quero ser tocada também por esses dois livros.
ResponderExcluirAmei a resenha, um beijo
http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/
Oi,poesia para mim também significa sentimento. E sempre me encontro em um ou outro...É como se eu tivesse escrito.
ResponderExcluirE geralmente gosto de ler bem devagarinho, sem pressa alguma.
E como curto o gênero,gostei das dicas de leituras. ❤
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.